Forspoken chegou com críticas muito negativas, as reviews que vi reclamaram da otimização, de uma história fraca com uma personagem pouco ou nada carismática. Tudo muito genérico no game e por R$350. Sem dinheiro e nem paciência pra jogar algo assim, eu resolvi criar meu próprio jogo ao estilo Forspoken, que com certeza garantiria uma nota muito mais alta no Metacritic caso fosse avaliado por lá.

    Criando um jogo Forspoken

    Meu foco foi criar um jogo simples, divertido, rápido, com excelente otimização e disponibilizar de graça para quem quisesse baixar. Caso você tenha interesse, pode fazer o download aqui no site mesmo, logo abaixo.

    Também na Steam a avaliação não está das melhores, neste momento em que escrevo está com a média de análises em Neutras. Então realmente valeu a pena recriar em vez de comprar. Até porque eu me divirto muito programando esses jogos.

    Um dos pontos mais tristes da chegada do game publicado pela Square Enix e desenvolvido pela Luminous Productions está nos requisitos para rodar bem nos computadores. Os requisitos mínimos e recomendados são altíssimos no PC. Confira os requisitos abaixo tirados diretamente da Steam:

    MÍNIMOS:

    Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
    SO: Windows® 10 64-bit (After November 2019 Update) or Windows® 11 64-bit
    Processador: AMD Ryzen™ 5 1600 (3.7GHz or better) / Intel® Core™ i7-3770 (3.7GHz or better)
    Memória: 16 GB de RAM
    Placa de vídeo: AMD Radeon™ RX 5500 XT 8GB / NVIDIA® GeForce® GTX 1060 6 GB VRAM
    DirectX: Versão 12
    Armazenamento: 150 GB de espaço disponível
    Outras observações: 720p 30fps


    RECOMENDADOS:

    Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
    SO: Windows® 10 64-bit (After November 2019 Update) or Windows® 11 64-bit
    Processador: AMD Ryzen™5 3600 (3.7 GHz or better) / Intel® Core™ i7-8700K (3.7GHz or better)
    Memória: 24 GB de RAM
    Placa de vídeo: AMD Radeon™ RX 6700 XT 12GB / NVIDIA® GeForce® RTX 3070 8 GB VRAM
    DirectX: Versão 12
    Armazenamento: 150 GB de espaço disponível
    Outras observações: 1440p 30fps, SSD 150GB


    Estes, no entanto, foram os requisitos compartilhados na Steam, outros requisitos compartilhados pela própria Square Enix mostram que para rodar o jogo em 4K60fps você precisa de um computador incrivelmente poderoso.

    Tabela de requisitos para rodar o jogo no computador

    O computador recomendado exige uma placa de vídeo de 12GB de memória de vídeo, caso seja AMD.

    Caso você seja uma pessoa exigente e queira rodar o game em 4K60fps precisará de uma RTX 4080, que está custando cerca de R$14000.

    O jogo está disponível para PC e PlayStation 5 e, apesar dos altos requisitos no computador, o game parece bem otimizado para PS5, segundo comentários e reviews que tenho acompanhado.

    Otimização em Não é Forspoken

    No caso do meu jogo que eu criei, fiz um código simples para quando a partida começa:

    Código em Unreal Engine 5 para adaptar os gráficos automaticamente de acordo com o hardware do jogador

    Event Begin Play é um código que representa Quando o jogo começar, tudo que está à direita será executado assim que o mapa for carregado pela Unreal Engine 5 nos meus códigos. Eu utilizo Get Game User Settings para poder alterar as configurações gráficas previamente estabelecidas, rodo um teste de desempenho com Run Hardware Benchmark, que vai checar a capacidade do computador utilizado pra rodar o game e na sequência aplico as configurações com Apply Settings.

    Mapa “Artic” da Brushify, utilizado no “Não é Forspoken”

    O mapa acima é chamado de Artic e foi feito pela equipe Brushify. Ele é bem otimizado se levarmos em consideração o seu tamanho e também o fato de não ter vegetação. E é um mapa lindo.

    Você pode encontrar mais detalhes sobre o jogo assistindo ao vídeo fixado no início deste artigo.

    Unreal Engine 5 é uma plataforma de desenvolvimento de jogos e aplicativos interativos altamente avançada, com recursos inovadores e tecnologia de ponta que o ajudarão a criar projetos incríveis com rapidez e eficiência. Além disso, ele é gratuito para uso comercial. Não perca a oportunidade de explorar sua criatividade e desenvolver suas habilidades com o Unreal Engine 5.

    Share.