Tecla Copilot em um laptop
    Créditos: Reprodução/Microsoft/YouTube

    Com o maior foco em IA, a Microsoft confirmou nesta semana que a partir do final de janeiro de 2024 novos PCs com Windows passarão a vir com a tecla Copilot em seus teclados. Isso deve incluir tanto desktops como laptops.

    De acordo com o anúncio da Microsoft, os primeiros modelos de PCs já com a nova tecla devem ser apresentados durante a CES 2024, que será realizada de 9 a 12 de janeiro em Las Vegas.

    Em seu anúncio a Microsoft diz que a introdução da tecla Copilot marca a primeira grande mudança no layout dos teclados para Windows em quase três décadas.

    O objetivo da nova tecla é agilizar o acesso ao novo assistente digital, que está presente atualmente tanto no Windows 11 como no Windows 10.

    Um detalhe importante é que diferente do que diziam os rumores, a tecla Copilot não substituirá a tecla Windows, mas sim a tecla Menu.

    Falando sobre a introdução da nova tecla, Yusuf Mehdi, da Microsoft, disse que a empresa vê isso como “mais um momento transformador em sua jornada com o Windows, onde o Copilot será o ponto de entrada no mundo da IA no PC.”

    No caso dos usuários em países onde o Copilot não está disponível, pressionar a nova tecla iniciará o Windows Search. Vale destacar também que no momento não se sabe se será possível combinar o uso da tecla Copilot com outras teclas.

    Copilot no Windows 11Copilot no Windows 11
    Reprodução/Microsoft

    Para quem não sabe, o Copilot é o novo assistente digital do Windows baseado em IA introduzido originalmente na versão 23H2 do Windows 11.

    O assistente também está disponível no Windows 10 depois que a Microsoft disponibilizou uma atualização para esta versão do sistema em novembro passado.

    O Copilot pode ser acessado a partir da barra de tarefas e permite que os usuários realizem certas tarefas no Windows como alteração de configurações, pesquisas e mais.

    Os usuários podem definir três níveis para o assistente, como mostrado na imagem abaixo:

    Níveis do CopilotNíveis do Copilot
    Reprodução/Fabio Rosolen

    O Copilot também vem integrado ao navegador Microsoft Edge, possui aplicativos para iOS e Android e em novembro ele ganhou uma versão voltada para o mercado corporativo – saiba mais aqui.

    Fonte: Microsoft / Via: The Verge

    Share.