Mercedes-Benz e outras marcas anunciam automóveis com IA da NVIDIA
    Créditos: Divulgação/Mercedes-Benz

    Uma série de montadoras que incluem a tradicional Mercedes-Benz anunciaram novos modelos de automóveis na CES 2024. O diferencial deles é a presença de plataformas de inteligência artificial (IA) da NVIDIA.

    A novidade da Mercedes-Benz é uma série de funcionalidades em software, que serão adicionadas em diversos veículos. Os modelos atualizados incluem o Concept CLA Classe. Esse modelo se beneficia em especial da tecnologia NVIDIA DRIVE Orin, usada na direção automatizada.

    Além disso, a Mercedes-Benz vai usar recursos da parceira até mesmo para otimizar a produção. Neste caso, a plataforma Omniverse foi adotada em processos como planejamento, colaboração e gerenciamento nas fábricas.

    A fabricante chinesa Lenovo também apresentou novos recursos para veículos, todos baseados na NVIDIA DRIVE Thor. As novidades são os sistemas de computação veicular XH1, AH1 e AD1.

    Eles servem para garantir recursos como assistência ao motorista, cockpit inteligente e direção autônoma até nível 4. Outro lançamento de veículo é da Polestar, que vai lançar o Polestar 3 com o processador central NVIDIA DRIVE Orin.

    A Ansys também vai utilizar o Omniverse para acelerar o desenvolvimento de veículos autônomos. Ela ainda confirmou que os sensores Ansys AVxcelerate são acessíveis via NVIDIA DRIVE Sim.

    Já a Cerence foi por outro lado e apresentou o CaLLM, um modelo de linguagem de grande porte (LLM) para uso específico em computação automotiva.

    Essas inovações estão transformando não apenas a maneira como os veículos são fabricados, mas também como são percebidos e utilizados pelos consumidores. A integração de sistemas como o NVIDIA DRIVE Orin em uma variedade de produtos, desde automóveis até caminhões autônomos, destaca o compromisso contínuo em oferecer soluções de ponta que impulsionam a mobilidade do futuro

    Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

    Outra parceira é a Kodiak, que confirmou o uso de GPUs da NVIDIA em seu caminhão autônomo. Os componentes auxiliam no processamento de alta performance, para lidar com os altos volumes de dados de câmeras, radares e sensores.

    Fonte da imagem: Divulgação/Pebble

    Por fim, a empresa de trailers e veículos de grande porte Pebble apresentou o Pebble Flow. Ele é um trailer elétrico para viagens que é semiautônomo, também equipado com o Orin. A produção dele deve começar ainda em 2024.

    Fonte: NVIDIA

    Share.