MediaTek Dimensity 9400 com IA
    Créditos: MediaTek/Divulgação

    De acordo com informações circulando na rede, o chipset MediaTek Dimensity 9400 vai chegar com muitos núcleos de eficiência. O portal China Times divulgou que o chip terá um núcleo Cortex-X5 Prime, três núcleos Cortex-X4 prime e quatro Cortex-A720.

    Em relação ao chipset Dimensity 9300, a versão 9400 troca um núcleo X4 por um X5 de maior frequência. Atualmente, as informações foram repercutidas pelo portal China Times, mas a MediaTek não apresentou oficialmente o chipset.

    Mediatek Dimensity 9400Mediatek Dimensity 9400
    CRÉDITOS: China Times

    Além disso, o MediaTek Dimensity 9400 será o primeiro chipset da empresa com IA e litografia de 3 nm da TSMC. A expectativa é de que o SoC chegue ao mercado a partir do quarto trimestre de 2024, com IA capaz de rivalizar com os principais concorrentes.

    O MediaTek Dimensity 9400 deve chegar ao mercado com oito núcleos e litografia de 3 nm da TSMC. Um dos núcleos do chipset será um Cortex-X5 Prime, prometendo frequência elevada. Por enquanto, não há informações sobre qual smartphone será o primeiro com o 9400, mas a POCO costumam apostar nos chips MediaTek

    MediaTek DimensityMediaTek Dimensity
    Divulgação MediaTek

    Com o MediaTek Dimensity 9400, a companhia quer lançar um produto com suporte a IA generativa e continuar se destacando no segmento mobile. Com o Dimensity 9300, a empresa recebeu maior destaque e alavancou seu valor de mercado. Além disso, a MediaTek já lança dispositivos com certificação Wi-Fi 7 e se mantém atualizada no que há de mais atual na indústria tech.

    O chipset MediaTek Dimensity 9400 vai ter suporte a memória RAM LPDDR5T, algo essencial se estamos falando em ferramentas de IA. Com o recente anúncio, será interessante acompanhar como o novo chipset da MediaTek vai se equiparar com o Snapdragon 8 Gen 4 da Qualcomm.

    Nos últimos anos, ambas as empresas disputam a atenção dos smartphones Android. Com bons resultados do 9300, a MediaTek conseguiu certo destaque e mostrou que se a Qualcomm não tomar cuidado, ela poderá algum dia superar os resultados do Snapdragon. Até o final de 2024, vai ser interessante acompanhar a disputa por performance e eficiência entre os dois chipsets.

    Fonte: Phone Arena

    Share.