Monitor na diagonal com linux
    Créditos: Reprodução/xssfox

    Já se sentiu preso entre o paisagem e o retrato na hora de posicionar seu monitor ultrawide? Uma desenvolvedora de software do Linux, cansada das opções limitadas, encontrou uma solução surpreendente: a rotação diagonal para monitor. Isso mesmo, um ângulo preciso para maximizar o conforto e a produtividade durante o trabalho.

    Veja: LG MyView: novo Smart Monitor 4K da LG vem com webOS

    A artista australiana, xssfox, nome artístico da profissional, encontrou no “modo diagonal” a resposta para a insatisfação com as configurações tradicionais. Utilizando o recurso de rotação do Linux, o xrandr, e um suporte ajustável, ela experimentou diversos ângulos até chegar ao ponto ideal: 22 graus para a esquerda.

    Eu acho que essa é a melhor orientação de monitor para desenvolvimento de software“, comenta xssfox. “Oferece a maior linha de trabalho e me livra daquela chata limitação de 80 colunas“. Mas ela não para por aí. Para democratizar a descoberta, a desenvolvedora criou uma calculadora Javascript que gera o comando xrandr para qualquer ângulo desejado.

    O impacto não se limita aos programadores. Pessoas com necessidades específicas de rotação, como proprietários do monitor LG DualUp 28MQ780 quase quadrado, podem experimentar o “modo diamante”, por exemplo.

    A liberdade oferecida pelo Linux é latente podendo até deixar o monitor na diagonal. Windows e MacOS, por enquanto, mantêm seus usuários presos a rotações por incrementos de 90 graus, limitando a exploração de possibilidades.

    Confira bons monitores para usar na diagonal:

    • Monitor LG UltraGear 24″, FHD, 144Hz, Preto
    • Monitor Gamer Mancer Horizon Z21, 21,45″, Preto
    • Monitor Gamer AOC VIPER, 24″, FHD Preto
    • Monitor Gamer SuperFrame Precision, 23,6″, Curvo, FHD, Preto

    A iniciativa de xssfox ainda é um nicho, mas demonstra o potencial do Linux para ir além do convencional usando o monitor na diagonal. Quem sabe, no futuro, veremos monitores ultrawides com ajustes de precisão, otimizados para a era do “desktop diagonal”.

    Mas a inovação não precisa esperar. Se você tem um monitor compatível e curiosidade de experimentar, a calculadora de xssfox está disponível online. Quem sabe, a revolução na forma de ver o PC começa justamente no ângulo de 22 graus?

    Fonte: xssfox

    Share.