Google admite que modo anonimo do chrome coleta dados
    Créditos: Google/Reprodução

    O Google alterou a descrição do modo de navegação anônima após perder um processo bilionário. A Big Tech admitiu que o modo anônimo ainda coleta algumas informações do usuário, deixando mais claro como funciona a ferramenta. Agora, o Google informa que sites ainda vão coletar seus dados, independente se você está no modo anônimo ou não.

    O navegador Chrome oferece o modo anônimo sob a suposta proposta de privacidade durante a navegação. Porém, dados como downloads, favoritos e itens ainda eram coletados pelos sites. Como reportado pelo portal MSPU, o Google alterou a descrição do navegador no Canary após fechar acordo de US$ 5 bilhões.

    Chrome navegador GoogleChrome navegador Google
    CRÉDITOS MSPU/Print de Tela

    A nova descrição do Google, diz o seguinte: “Outros usuários que utilizam esse dispositivo não verão sua atividade, então você pode navegar com maior privacidade. Isso não vai alterar a forma como dados são coletados pelos sites que visita e os serviços utilizados por eles, incluindo o Google“.

    A nova descrição ainda não aparece no navegador em português, estando disponível por enquanto apenas na versão alfa Canary. Nos próximos meses, o Google deve implementar a alteração em todos os navegadores ao redor do mundo.

    De qualquer forma, como podemos ver na transcrição (acima), a companhia agora deixa bem claro como websites ainda vão coletar seus dados mesmo no modo anônimo. Ou seja, a ferramenta impede outros usuários de verem sua navegação ao utilizar o mesmo dispositivo, porém os sites ainda coletarão seus dados.

    Durante o ano de 2020, o Google entrou em uma extensa batalha judicial sobre o modo anônimo. A Big Tech recebeu acusações de enganar os usuários ao não informa-los da coleta de dados mesmo durante a navegação anônima.

    A antiga descrição da ferramenta, realmente passava a ideia de que os dados do usuário não seriam coletados, algo bem longe da verdade. Por isso, a companhia precisou fechar um acordo bilionário.

    Agora a companhia será mais transparente com os usuários. Dessa forma, enquanto navega você terá maior certeza sobre quais informações os site, incluindo o Google, coletam enquanto você navega pela internet.

    Fonte: Engadget

    Share.