Windows 11 vai receber conversão de texto para áudio
    Créditos: Microsoft/Reprodução

    A nova Build 26052 do Windows 11 trouxe uma novidade interessante escondida nos registros. De acordo com usuários testando a nova build do SO, o sistema operacional Windows inclui a nova função Speak for Me (Fale por Mim, em tradução livre).

    Atualmente, a função Speak for Me não está funcional na Build 26052 do Windows 11. Porém, já é possível conferir a descrição da ferramenta, que vai permitir aos usuários usar a própria voz para transformar texto em áudio. Com certeza, o recurso da Microsoft vai utilizar inteligência artificial para conseguir auxiliar o usuário.

    Windows 11 Speak for MeWindows 11 Speak for Me
    CRÉDITOS: Neowin/Reprodução

    Como podemos ver na imagem acima, é possível acessar a página do Speak for Me, mas ela não é funcional. De acordo com informações do portal internacional Neowin, a ferramenta do Windows 11 vai “permitir a criação de avatar ou preservar sua própria voz“.

    Apesar de não estar disponível ainda no Windows 11, o Speak for Me deve ser introduzido em uma atualização futura do SO. Com a ferramenta de IA, o usuário poderá digitar qualquer coisa no Windows e pedir ao Speak for Me para reproduzir, usando sua própria voz sintetizada.

    A Microsoft é empresa com valor de mercado trilionário+ e atualmente seu grande foco é no segmento de IAs. Após investimento bilionário na OpenAI, a companhia americana começou a implementar inteligência artificial em todos os seus recursos. Até mesmo o bloco de notas recebeu integração com IA.

    Inteligência artificial IAInteligência artificial IA
    HUNGQUACH679PNG/Pixabay

    A MS não é a única empresa com foco no segmento. Demais big techs como a Apple, Samsung e NVIDIA também investem pesado nas possibilidades da inteligência artificial.

    Até mesmo Mark Zuckerberg, da Meta, parece ter desistido do Metaverso e afirmou que vai criar uma Super Inteligência Artificial. O que ele quer dizer com isso? Ninguém sabe até o momento. Porém, isso deixa claro a intenção das maiores Big Techs mundiais em querer investir no setor. Óbviamente, a Microsoft e o Windows 11 não ficariam de fora.

    No decorrer dos próximos anos, o Windows 11 deve continuar recebendo uma grande quantidade de novidades relacionadas ao uso de IAs generativas.

    Fonte: Neowin

    Share.