Windows Subsystem for AndroidWindows Subsystem for Android
    Créditos: Reprodução/Microsoft Store

    A Microsoft confirmou nesta semana em seu site de suporte que o suporte para apps do Android no Windows 11 será descontinuado oficialmente em 2025.

    Vale lembrar que quando o Windows 11 foi anunciado originalmente, o Windows Subsystem for Android ou WSA foi uma das principais novidades destacadas pela empresa.

    O problema é que este recurso só foi disponibilizado oficialmente muito tempo depois do lançamento do sistema e apenas em um número limitado de regiões – com o Brasil ficando fora da lista até hoje.

    De acordo com o site de suporte da Microsoft, o suporte para apps do Android no Windows 11 será encerrado oficialmente em 5 de março de 2025.

    Com isso o Windows Subsystem for Android deixará de receber atualizações e a Microsoft também confirmou que tanto a Amazon Appstore como todos os aplicativos e jogos que dependem do WSA também deixarão de ser suportados.

    A Microsoft está encerrando o suporte para o Windows Subsystem for Android (WSA). Como resultado, a Amazon Appstore no Windows e todos os aplicativos e jogos dependentes do WSA não terão mais suporte a partir de 5 de março de 2025.

    No caso dos usuários que instalaram a Amazon Appstore ou apps do Android no Windows 11 antes de 5 de março de 2024, eles poderão continuar sendo acessados até a data do fim do suporte.

    Amazon Appstore é necessária para instalar apps do Android no Windows 11 com o WSAAmazon Appstore é necessária para instalar apps do Android no Windows 11 com o WSA
    Instalador da Amazon Appstore no Windows 11
    (Reprodução/Microsoft)

    O anúncio do fim do suporte para apps do Android no Windows 11 é decepcionante para os usuários. Principalmente para aqueles que estavam esperando que suas regiões fossem incluídas na lista da Microsoft.

    Outro ponto é que muitos usuários deixarão de utilizar certos aplicativos que não possuem alternativas específicas para Windows.

    No caso de jogos do Android, a única alternativa no momento é o Google Play Games para PC. Com ele é possível rodar jogos do Android no Windows com suporte para controle e mouse + teclado.

    Fonte: Microsoft / via Neowin.net

    Share.