O Sevilla, clube espanhol de futebol, anunciou nesta quinta-feira (25) uma parceria com a IBM para usar inteligência artificial (IA) no processo de contratação de jogadores.
A ferramenta, chamada Scout Advisor, usa processamento de linguagem natural (NLP) e modelos fundamentais de IA para pesquisar e analisar grandes quantidades de dados, incluindo dados quantitativos dos jogadores, como altura e peso, velocidade, número de gols ou minutos jogados, e dados qualitativos não estruturados, como a análise textual incluída em mais de 200 mil relatórios de olheiros.
Com base nos prompts linguísticos dos olheiros do clube, que descrevem as principais características dos jogadores procurados, o Scout Advisor gera listas de candidatos selecionados com base nos requisitos estabelecidos e resume um conjunto completo de relatórios para cada jogador individual.
BMW terá robôs humanóides trabalhando em suas fábricas
Além disso, o Scout Advisor vincula cada jogador aos próprios aplicativos de dados do Sevilla FC para obter insights detalhados a partir de dados quantitativos de desempenho.
“Estamos muito felizes em trabalhar com a IBM, pois este projeto pode ser disruptivo para o Sevilla FC e toda a indústria esportiva”
Diz José María del Nido Carrasco, presidente do Sevilla.
“Nossa equipe de olheiros e analistas está comprometida em encontrar os melhores jogadores para apoiar o sucesso do nosso time e trabalhou incansavelmente para construir um banco de dados impressionante de relatórios de jogadores, e agora, com o apoio da IBM, podemos usar esse ativo em todo o seu potencial“, explicou.
“Isto nos dá uma vantagem significativa no processo de recrutamento de jogadores, permitindo encontrar os melhores jogadores para nossa equipe continuar a melhorar o desempenho em campo“, acrescentou.
Dubladores fazem campanha pela regulamentação da inteligência artificial
“Estamos orgulhosos de colaborar com o Sevilla FC para usar o poder da IA generativa do IBM watsonx para ajudar a melhorar a precisão e a eficiência no processo de recrutamento de jogadores“, comentou Ana Paula Assis, presidente e gerente geral da IBM EMEA.
“Com os controles e a governança certos, a IA continua a ser um divisor de águas para empresas em muitos setores que buscam modernizar suas operações. Neste caso, gerando conhecimento confiável e explicável que promove os objetivos de um clube de futebol competitivo, enquanto transforma o trabalho de um olheiro de futebol“, acrescentou.
“Na IBM, estamos entusiasmados com a parceria com o Sevilla FC para transformar o processo de recrutamento de jogadores do setor esportivo por meio do poder da IA generativa“, finalizou Horacio Morell, presidente da IBM Espanha, Portugal, Grécia e Israel.
Fonte: IBM