Créditos: Divulgação Samsung

    A Samsung está planejando criar uma GPU própria para abandonar a arquitetura RDNA da AMD, afirma o confiável vazador Roland Quandt. O novo chip gráfico da sul-coreana está em desenvolvimento e deve ser lançado apenas em 2026, com a linha Galaxy S26.

    Quandt destaca que a Samsung está finalizando o chipset S5E9955, que é o Exynos 2500. Esse chipset vai ser lançado com o Galaxy S25 e ainda vai ter um chip gráfico desenvolvido em parceria com a AMD, possivelmente na arquitetura RDNA3.

    A GPU interna que está sendo criada pela Samsung deve estrear com o Exynos 2600. Infelizmente o leaker não revelou nada sobre as possíveis especificações do chip gráfico. Mas o fim da parceria entre AMD e a sul-coreana é algo que vem sendo debatido nos últimos meses.

    Rumores afirmam que a Samsung ficou insatisfeita com o desempenho da GPU do Exynos 2200, feita com a arquitetura da AMD. Mas, como apontado pelo SamMobile, esses problemas foram corrigidos no Exynos 2400, que tem como um dos destaques o desempenho do seu chip gráfico.

    O site destaca os rumores que a Samsung montou uma equipe de 1.000 engenheiros para a criação e otimização de chipsets. Essa equipe conta com nomes de peso da indústria e pode ser a responsável pela produção da nova GPU da fabricante.

    Vale a pena destacar que essa mudança deve chegar primeiro nos celulares top de linha com o Exynos 2600. A Samsung começou a usar GPUs feitas com a AMD em chipsets intermediários, como o Exynos 1480.

    Chipset Samsung Exynos com GPU AMDChipset Samsung Exynos com GPU AMD
    Reprodução / Samsung

    Esse chipset foi lançado em fevereiro com o Galaxy A55. Com a expectativa que a Samsung utilize esse SoC em futuros celulares mais baratos, como o A36 futuramente. Isso significa que as GPUs AMD devem chegar em toda a linha de celulares Galaxy até 2026.

    Então a Samsung deve ampliar o contrato com a AMD por mais alguns anos, até sua GPU própria começar a chegar nos aparelhos de entrada da linha Galaxy A.

    Fonte: Roland Quandt Via: SamMobile

    Share.