chipset para celular MediaTek Dimensity 9400 com IA
    Créditos: Divulgação MediaTek

    A Canalys revelou que a MediaTek teve a maior remessa de chipsets para celulares no ano passado, superando a Apple, Qualcomm e Samsung. A pesquisa, que analisa o último trimestre de 2023, destaca que a fabricante aumentou seu fornecimento em 21% nos três últimos meses do ano.

    Com isso, a MediaTek conseguiu equipar cerca de 117 milhões de celulares com os chipsets Dimensity e Helio no último trimestre de 2023. Em segundo no ranking está a Apple, que produz os próprios SoCs Bionic dos iPhone.

    No total os chipsets Apple foram equipados em 78 milhões de celulares. Um aumento de 7% em relação ao final de 2022. Apesar de não ser a primeira do ranking, o destaque da Maçã é em seu lucro, alcançando uma receita de US$ 87 bilhões, quase o triplo da Qualcomm.

    A fabricante dos Snapdragons ficou em terceiro lugar no ranking de chipsets em celulares no último trimestre de 2023, com uma remessa de 69 milhões de chips. Mas a Qualcomm se destaca pelo seu lucro, ficando em segunda com uma receita de US$ 30 bilhões.

    A MediaTek, apesar de ser a principal fornecedora de chipsets para celulares, não conseguiu converter esse domínio em mais receitas. Alcançando uma receita de chips de 23 bilhões de unidades.

    Ranking fornecedores chipsets no final de 2023Ranking fornecedores chipsets no final de 2023

    COmo detalhado pelo GSMArena, um dos destaques é o crescimento da fabricante chinesa Unisoc. Que teve uma remessa de 27 milhões de chipsets em celulares e ficou em quinto. A Samsung fecha o top cinco com uma remessa de 13 milhões de unidades, uma queda de 48% em relação a 2022.

    Fonte: Canalys Via: GSMArena

    Share.