Google Assistente
    Créditos: Reprodução/Bring

    Google Assistente passará por mudanças significativas, com a remoção de 17 recursos considerados “subutilizados”, incluindo a capacidade de enviar e-mails, mensagens de vídeo ou áudio por voz.

    Essas alterações têm como objetivo tornar o recurso mais fácil de usar, e a gigante das buscas também está modificando o funcionamento do microfone no aplicativo Google e na barra de pesquisa do Pixel.

    ChatGPT quer substituir Google Assistente em smartphones

    A partir de 26 de janeiro, os usuários que ativarem qualquer um dos 17 recursos do Assistant que estão sendo removidos receberão notificações sobre a descontinuação, com a maioria deles deixando de funcionar em 26 de fevereiro, de acordo com informações do 9to5Google.

    A remoção dos recursos do Assistente afetará dispositivos móveis, smartwatches e alto-falantes inteligentes com tela, embora o Google ofereça alternativas para replicar algumas funcionalidades perdidas.

    No entanto, alguns recursos, como a integração do serviço de meditação Calm, serão removidos completamente. As alternativas sugeridas pelo Google também não são diretamente equivalentes a muitos dos recursos excluídos.

    Google Drive: como transferir a propriedade de uma pasta ou arquivo

    1. Controlar audiobooks no Google Play Books por voz. Ainda será possível transmitir audiobooks do seu dispositivo móvel.
    2. Definir ou usar alarmes de mídia, alarmes de música ou alarmes de rádio em dispositivos habilitados para o Google Assistant. É possível criar uma Rotina personalizada com comportamento semelhante ou usar um alarme padrão.
    3. Acessar ou gerenciar seu livro de receitas, transferir receitas de um dispositivo para outro, reproduzir um vídeo de receita instrutivo ou exibir receitas passo a passo. É possível usar o Google Assistant para buscar receitas na web e no YouTube.
    4. Gerenciar um cronômetro em Smart Displays e alto-falantes. Ainda é possível configurar temporizadores e alarmes.
    5. Usar a voz para ligar para um dispositivo ou transmitir uma mensagem para o seu Grupo Familiar Google. Ainda é possível transmitir para dispositivos em sua casa.
    6. Usar a voz para enviar um e-mail, mensagem de vídeo ou áudio. Ainda é possível fazer chamadas e enviar mensagens de texto.
    7. Reagendar um evento no Google Agenda por voz. Ainda é possível agendar um novo evento.
    8. Usar o App Launcher no modo de direção do Google Assistant no Google Maps para ler e enviar mensagens, fazer chamadas e controlar mídia. Ainda é possível usar o controle de voz no Google Maps da mesma forma.
    9. Pedir para agendar ou ouvir anúncios de Family Bell previamente programados. É possível criar uma Rotina personalizada com comportamento semelhante.
    10. Pedir para meditar com o Calm. Ainda é possível solicitar opções de meditação com provedores de mídia, como o YouTube.
    11. O controle de voz para atividades não estará mais disponível nos dispositivos Fitbit Sense e Versa 3. Será necessário usar os botões do dispositivo para iniciar, parar, pausar e retomar atividades. Ainda é possível controlar atividades por voz nos relógios Pixel.
    12. Visualizar resumos de sono estará disponível apenas em Google Smart Displays. Ainda é possível solicitar detalhes sobre o sono por voz em relógios inteligentes de terceiros.
    13. Chamadas feitas a partir de alto-falantes e Smart Displays não mostrarão o identificador de chamadas, a menos que você esteja usando o Duo.
    14. Visualizar as estimativas de tempo ambiente “Comutar para o Trabalho” em Smart Displays. Ainda é possível solicitar os horários de deslocamento e obter direções por voz.
    15. Verificar itinerários de viagem pessoais por voz. Ainda é possível verificar o status de voos.
    16. Pedir informações sobre seus contatos. Ainda é possível fazer chamadas para seus contatos.
    17. Pedir para realizar determinadas ações por voz, como enviar um pagamento, fazer uma reserva ou postar nas redes sociais. Ainda é possível pedir ao Assistente para abrir seus aplicativos instalados.

    Algumas mudanças também serão feitas no aplicativo Google, que agora acionará respostas da pesquisa quando o ícone do microfone for tocado. Os usuários não poderão mais usar o microfone da barra de pesquisa para realizar ações como ligar as luzes, por exemplo. Dispositivos Pixel também serão afetados, já que o microfone na barra de pesquisa do Pixel agora lançará a Pesquisa por Voz em vez do Assistente.

    Embora a simplificação da plataforma Google Assistente possa torná-la mais fácil de usar a longo prazo, a perda de funcionalidade certamente será disruptiva para aqueles que utilizam esses recursos. Para obter mais informações sobre as mudanças, você pode consultar a página de ajuda do Google Assistente.

    Fonte: Google

    Share.