Binóculo inteligente detecta animais
    Créditos: Divulgação/Swarovski

    A renomada marca de ótica, Swarovski, surpreendeu a todos ao apresentar na CES 2024, em Las Vegas, seu primeiro binóculo inteligente que é capaz de identificar automaticamente aves e animais silvestres.

    Este avanço tecnológico revolucionário promete facilitar a vida de entusiastas da natureza e observadores de aves, tornando a identificação da fauna mais acessível e precisa do que nunca.

    Os binóculos inteligentes da Swarovski são projetados para tornar a observação de aves e animais silvestres uma experiência mais informativa e envolvente. Basta apontar o equipamento para um pássaro ou animal, garantir que a visão esteja nítida e pressionar um botão de ação.

    Em segundos, o sistema sobrepõe o nome da ave à sua visão, utilizando dados do banco de dados Merlin Bird ID, que inclui mais de 9.000 espécies catalogadas. Além disso, o sistema indicará o grau de certeza se a ave em questão estiver em um local inesperado.

    Xiaomi BE 3600: roteador Wi-Fi 7 mais barato chega ainda em janeiro

    Estes binóculos vão além da identificação de aves. Entre as oculares, há uma roda de funções semelhante à encontrada em uma câmera, que permite alternar entre várias características. Isso inclui uma versão de Identificação de Vida Selvagem que se conecta aos bancos de dados integrados de Mamíferos, Libélulas e Borboletas.

    Além disso, há uma câmera que permite o envio de fotos e vídeos para um smartphone emparelhado, o que também justifica o investimento. O sistema é projetado para ser expansível, com espaço na roda de foco para futuros bancos de dados personalizados.

    Rabbit R1: Assistente virtual com IA é sucesso na CES 2024

    O binóculo inteligente também incluem uma função de compartilhamento de descobertas, que permite que você compartilhe os animais com outras pessoas. Basta marcar o objeto de interesse e entregar os binóculos para outra pessoa.

    Setas piscantes guiarão o observador até o local que você estava observando, tornando a experiência compartilhada mais fácil e eficiente. Até mesmo um representante da empresa conseguiu identificar uma placa de saída de incêndio distante nas movimentadas instalações da CES, destacando a precisão e utilidade do sistema.

    Os binóculos possuem três lentes, com a central abrigando um sensor de 13 megapixels para capturar imagens e vídeos em alta definição (1.920 x 1.080). Com 8GB de armazenamento, eles podem armazenar até uma hora de vídeo ou 1.700 fotos antes de serem esvaziados.

    Além das características inteligentes, os binóculos da Swarovski ampliam até 10 vezes com uma transmissão de luz de 88%, graças às lentes de alta qualidade da empresa. A Swarovski garante que suas lentes oferecem imagens quase planas, sem distorções, com muito contraste e fidelidade de cores.

    Para aqueles que são apaixonados pela observação de aves e vida selvagem, os binóculos inteligentes AX Visio representam um avanço significativo. Mesmo aqueles que não têm o conhecimento profundo de um ornitólogo experiente podem agora desfrutar da natureza de uma maneira totalmente nova e educativa.

    Embora a tecnologia seja empolgante, o preço é salgado. A Swarovski está cobrando € 4,6 mil (cerca de R$ 24 mil) por esse dispositivo revolucionário. No entanto, para os entusiastas de aves e amantes da natureza, a espera está quase no fim.

    Está previsto que os binóculos cheguem às casas das pessoas a partir de fevereiro deste ano. Aqueles que valorizam a experiência de observação da vida selvagem podem considerar esse investimento como uma ferramenta indispensável para aprimorar sua paixão pela natureza.

    Fonte: Swarovki Optik

    Share.