Créditos: Joby Aviation/Divulgação

    Um novo acordo entre a Joby Aviation e a Autoridade de Transporte e Ruas de Dubai (RTA) quer colocar táxis voadores voando pelos céus da cidade a partir de 2026. De acordo com o comunicado da empresa da Califórnia, Estados Unidos, o serviço pode começar a funcionar já no início de 2026.

    Atualmente, um carro voador já concluiu o primeiro voo público na cidade de Dubai. Agora, o acordo entre a RTA e a Joby Aviation quer posicionar a cidade como o primeiro local do mundo com um serviço de táxis voadores em pleno funcionamento.

    taxis voadores Dubai
    CRÉDITOS: Joby Aviation

    O veículo eVTOL da Joby Aviatio (Capaz de pousar e decolar na vertical) lembra bastante um helicóptero no design e pode alcançar autonomia de até 240 km. O ponto de pouso e decolagem das aeronaves será entre o aeroporto de Dubai, a Marina de Dubai, Palm Jumeirah no arquipélago artificial em forma de palmeira e no centro de Dubai.

    Dubai é considerada a cidade do futuro, com diversos avanços tecnológicos e investimentos grandiosos. Por exemplo, a cidade nos Emirados Árabes aposta em drones para criar chuva artificial e combater o calor, piscina mais funda do mundo, além de querer construir cidade suspensa ao redor de um arranha-céu.

    O serviço de táxis voadores e o acordo entre RTA e Joby Aviation promete tornar a cidade mais ágil e conectada. De acordo com informações oficiais, a RTA e a empresa com sede na Califórnia trabalham ao lado da CAA (Civil Aviation Authority) da União Europeia para transformar o projeto em um sucesso.

    Taxis Voadores Dubai
    CRÉDITOS: Joby Aviation

    Além dos pontos de pouso e decolagem dos táxis voadores, o projeto prevê a construção de um ‘Vertiport’ no Aeroporto Internacional de Dubai, onde os usuários do serviço poderiam programar voos e outros serviços.

    Não há como saber se a parceria vai resultar em algo realmente funcional. Porém, o segmento de mobilidade urbana aérea vem aquecendo nos últimos anos. Até mesmo o Brasil está de olho no segmento, com o carro voador Lilium.

    Ainda é cedo pra sabermos se Dubai vai ser a primeira cidade do mundo com um serviço de táxis voadores funcional. Entretanto, se depender da cidade do Emirados Árabes, eles provavelmente tentarão ser.

    Fonte: Skift

    Share.