Livro
    Créditos: Pixabay/Reprodução

    Sabia que é possível transformar uma foto em texto? Isso mesmo! Sabe aquela citação bonita num livro, ou mesmo se você viu algo escrito nas ruas e tirou uma foto; não é necessário perder seu tempo digitando tudo o que está na imagem, o Google converte para você!

    Para conseguir esse feito, você pode optar por diversos caminhos, como o Google Drive, Google Lens ou mesmo aplicativos nativos no seu iPhone. No texto a seguir vamos ensinar o passo a passo para você conseguir utilizar esse recurso.

    O tutorial a seguir é bem simples, mas exige que o usuário comece o processo através de seu smartphone e depois prossiga para o Google Drive, acessando o Google Docs através do seu computador. Ou seja, é preciso que você tenha uma conta Google (Gmail), além do app Google Drive em seu smartphone. Com essas etapas compridas, vamos ao passo a passo:

    • Utilizando a câmera do seu smartphone, tire a foto da página do livro, revista ou daquilo que deseja converter que contenha as palavras que devem serão digitalizadas;
    • Após o registro da foto, envie-a para o Google Drive;
    • No Google Drive, haverá do lado direito do arquivo desta foto três pontinhos, você deve clicar em “Abrir com” e após “Documentos Google”;
    • Após alguns segundos será aberto um documento com a foto e a conversão do texto.

    É importante observar que o texto pode conter alguns erros, então é necessário se atentar e realizar uma revisão antes de utilizar o texto.

    Caso não possa ou queira utilizar esse recurso com o Google Docs, existem algumas outras opções. Para usuários Android e iOS é possível utilizar o aplicativo Google Lens, confira abaixo:

    • Instale o aplicativo, abra e toque em “Pesquise usando a câmera”;
    • Após, você escolher a opção “Texto” e tire uma foto do que deseja registrar e que contenha o texto para conversão;
    • Para concluir, basta selecionar o trecho e tocar em “Copiar texto” e cole no local de sua preferência.

    Já os usuários do iPhone podem contar com o recurso nativo chamado  “Texto ao Vivo“. Mas vale pontuar que ele só está disponível para os smartphones da Apple que utilizam iOS 15 ou superior. Para além das imagens ou app também permite aos usuários realizar captura de textos em vídeos, mas só os dispositivos que tenha acesso ao iOS 16 e iPadOS 16 ou superiores conseguem realizar essa ação, confira a seguir:

    • O usuário deve acessar a foto ou vídeo com o texto que deseja converter;
    • Após, ele deve pressionar o trecho que deve ser copiado – caso seja um vídeo, ele deve estar pausado na parte que contém o texto;
    • Então o usuário deve tocar em “Copiar” ou “Selecionar Tudo” (caso seja todo o texto que aparece na imagem/vídeo) e finalizar.

    FONTE: Google

    Share.