Créditos: Reprodução/DaVinci Resolve

    A desenvolvedora Blackmagic Design apresentou o DaVinci Resolve 19, nova versão do popular editor de vídeo. A atualização é uma das mais completas da história do software em termos de quantidade de adições e melhorias de recursos.

    Ao todo, mais de 100 funções foram atualizadas ou estreiam no editor de vídeo. Elas incluem a possibilidade de trabalhar diretamente com áudio transcrito e facilitar a identificação de pessoas no vídeo, além da criação de tonalidades cinematográficas com uma nova paleta ColorSlice de seis vetores.

    Fonte da imagem: Reprodução/Blackmagic Design

    O programa ganhou uma nova ferramenta de rotoscopia multipoli, fora recursos profissionais para edição, playout e replay com controle de velocidade para transmissões ao vivo no formato multicâmera.

    Além disso, o DaVinci Resolve 19 está ainda mais integrado com a plataforma Blackmagic Cloud. Na prática, isso facilita a vida de quem precisa hospedar, compartilhar ou exportar bibliotecas de projeto e colaborar com outros profissionais.

    Você pode conhecer todas as novidades do DaVinci Resolve 19 neste link.

    Várias das novidades mais complexas do DaVinci Resolve 19 são possíveis graças a novos recursos de inteligência artificial (IA) embutidos. Eles são parte do DaVinci Neural Engine AI, um conjunto de algoritmos que atua em várias funções do programa.

    Os efeitos de IA ajudam em cor, identificação de objetos e mais. (Fonte da imagem: Reprodução/Blackmagic Design)

    O motor neural do software realiza tarefas como transcrição de voz para texto, rastreador de pontos para detectar pessoas ou objetos em movimento, classificação de clipes de áudio, paleta de máscara mágica, remixador de música, upscaling (aumento de resolução) e controle de gama para bordas mais limpas e uma modulação mais suave.

    Outra adição da companhia para profissionais do audiovisual é um aparelho voltado para quem usa o editor de vídeo no iPad. O novo membro da família de hardwares da marca é o Micro Color Panel, um controlador em miniatura para configurações avançadas de cor.

    Fonte da imagem: Reprodução/Blackmagic Design

    Fora o design compacto, esse dispositivo tem 27 botões (com vários deles personalizáveis), conexão USB-C e dials para você corrigir gradações de forma precisa. O Micro Panel está em pré-venda por US$ 509 (cerca de R$ 2,6 mil) nos Estados Unidos.

    Fontes: Blackmagic Design, The Verge

    Share.