Como esconder conversas no WhatsApp
    Créditos: Pixabay/arivera

    O mensageiro WhatsApp é bastante usado para que você converse com pessoas em grupos ou chats individuais sobre os mais diversos assuntos. Entretanto, alguns papos são mais privados do que outros e agora é possível guardá-los em um espaço separado do aplicativo.

    O WhatsApp agora permite que você “esconda” conversas em uma aba privada e que só pode ser acessada pelo dono do celular em questão. O recurso é uma camada adicional de proteção aos chats e impede que outras pessoas não autorizadas abram e leiam as mensagens.

    A seguir, veja como trancar conversas no aplicativo para Android ou iPhone e acessar a pasta para a qual elas são enviadas.

    Passo 1. Abra o aplicativo do WhatsApp. Na tela inicial com todas as conversas, selecione quem será movido para a aba secreta — é possível fazer isso com grupos ou então com chats individuais. Na janela de conversa, toque no nome do contato (ou no número, caso você não tenha a pessoa adicionada à agenda).

    Passo 2. Na tela que mostra o perfil da pessoa, role a tela para baixo até aparecer a opção “Conversas trancadas”. Toque uma vez no botão para que a alavanca seja movida para a direita e fique na cor verde.

    Na primeira vez em que você fizer isso, uma janela de explicação do recurso aparece na tela com detalhes adicionais do funcionamento da aba. Neste caso, basta ir em “Continuar”.

    Vale ressaltar que as conversas trancadas em um dispositivo não ficam escondidas em outro — como um segundo smartphone conectado ou no WhatsApp Web, por exemplo.

    Passo 3. A conversa selecionada já está em um ambiente separado do aplicativo. O espaço “Conversas trancadas” aparece na página inicial do aplicativo, acima dos chats que estão disponíveis normalmente. Caso ele não esteja visível, basta fechar e abrir o app novamente.

    Para acessar os papos ocultos, você precisa usar um mecanismo de desbloqueio do seu próprio dispositivo móvel, seja o leitor de impressão digital ou o reconhecimento facial. Feito isso, as conversas aparecem normalmente logo em seguida.

    Pronto! Agora você sabe como “trancar” conversas mais privadas dentro de uma aba secreta dentro do seu WhatsApp, acessada apenas por uma confirmação de segurança.

    Nos últimos meses, o mensageiro recebeu outros mecanismos que aumentam a sua privacidade. Os recursos incluem a possibilidade de usar um nome de usuário em vez do seu nome próprio, mensagens de voz que só podem ser ouvidas uma vez e a verificação por email como forma alternativa de confirmar que a conta pertence a alguém.

    E aí, você já começou a usar esse recurso? Que outra função de privacidade ainda precisa ser lançada no mensageiro? Deixe a sua opinião nos comentários!

    Share.