Apple Store
    Créditos: Trac Vu no Unsplash

    Após o sucesso de IAs generativas como o ChatGPT a Apple revelou estar trabalhando em uma inteligência artificial própria. Como relatado pelo Mark Gurman, da Bloomberg, a fabricante planeja oferecer ferramentas para seus funcionários e desenvolvedores, mas também planeja adicionar recursos exclusivos para seus aplicativos.

    Gurman destaca que a Apple está planejando lançar seus recursos de IA durante a Worldwide Developers Conference em junho. As novidades estão sendo feitas no modelo de linguagem Ajax interno da fabricante e deve ser parte do iOS 18.

    O jornalista afirma que atualmente a empresa está querendo adicionar recursos de IA generativa em apps de produtividade, como Pages e Keynote. Além disso, ela deve implementar uma IA em serviços como o Apple Music — que promete melhorar a geração de playlists.

    Com sua inteligência artificial a Apple pretende realizar uma reformulação na Siri.

    Para desenvolvedores a empresa deve lançar uma nova versão do Xcode e outras ferramentas de programação com recursos de IA para conclusão de código. Gurman afirma que a Apple pretende usar IA para melhorar o atendimento do AppleCare.

    Arte da Apple SiriArte da Apple Siri
    Divulgação Apple

    Apesar dos planos da Apple em lançar recursos de IA ainda em 2024, Mark Gurman destaca que a Maçã está bem atrasada nesse segmento. Para comparação, a Microsoft e Google já oferecem recursos de IA faz anos e o ChatGPT já está dominando o mercado de IA generativa há cerca de dois anos.

    O jornalista destacas que os recursos de IA e IA generativa da fabricante deve ser totalmente dimensionado apenas em 2025.

    O principal problema para a Apple é que a Samsung deve lançar a linha Galaxy S24 focada em IA já neste mês de janeiro. Gurman destaca que a sul-coreana deve fazer “tudo o que puder para destacar essa deficiência (da Apple) ao mercado nos próximos meses.”

    Fonte: Bloomberg

    Share.