piloto de drone é condenado a pagar multa
    Créditos: DJI/Divulgação

    Um piloto de drone recebeu multa de US$ 1.100 após quase colidir drone DJI Mavic Mini com o DJ Fatboy Slim. De acordo com sentença da corte do Reino Unido, mesmo sem a intenção de causar um acidente o piloto foi irresponsável. O caso aconteceu em julho de 2022, durante apresentação do DJ no país.

    Infelizmente, esse não é o primeiro acidente com drones durante show. Em diversas ocasiões as aeronaves já caíram em apresentações, causando acidentes como se enrolar nos cabelos de quem assiste aos shows. Na ocasião, o DJ Fatboy Slim estava prestes a encerrar o show para 8.500 pessoas no Reino Unido quando o piloto de drone errou os comandos e atingiu o palco.

    DJI mavic mini do piloto de droneDJI mavic mini do piloto de drone
    CRÉDITOS: DJI

    O piloto de drone, Giles Dalby, de 39 anos, afirma ter tentado capturar imagens panorâmicas da apresentação. “Não houve intenção maliciosa. Eu alternei para o modo Sport, que desativa o sensor inferior para eu conseguir subir, mas acabei indo para frente e para baixo“, comentou durante o julgamento.

    De acordo com o processo, a corte do Reino Unido considerou Dalby culpado. Mesmo que o acidente não tenha causado ferimentos no DJ Fatboy Slim e no público local, o piloto de drone recebeu multa de US$ 1.100 por imprudência. “Não houve danos ou ferimentos, mas o risco foi real e muito presente” afirmou a promotora pública responsável pelo caso, Megan Attree.

    Segundo Dalby, ele tomou as medidas necessárias e pretende nunca mais repetir o erro. Agora, o piloto de drone possui uma licença e vai seguir as regras e regulamentações corretas. Apesar da multa, a corte do Reino Unido não realizou a apreensão do drone DJI Mavic Mini responsável pelo acidente.

    Podemos dizer que o piloto teve sorte, pois a colisão do DJI Mavic Mini no show do DJ Fatboy Slim não teve feridos. Além disso, ao adquirir a licença, Dalby parece estar disposto a não repetir o mesmo erro. Vamos torcer para os demais pilotos seguirem o exemplo dele, evitando problemas durante apresentações de pessoas famosas.

    Fonte: Drone DJ

    Share.