Apple Podcasts terá transcrição automática com atualização do iOS 17.4
    Créditos: Pixabay/StockSnap

    A Apple confirmou a adição de um novo recurso em seu aplicativo nativo de reprodução de podcasts. Em breve, o Apple Podcasts vai transcrever automaticamente o aúdio em forma de texto.

    A novidade foi confirmada em uma postagem no site oficial da companhia. A transformação em texto será feita sem que o responsável pelo podcast precise fazer qualquer configuração, entrando no ar instantes depois da publicação da versão com som. Todo o texto será passado para frases e palavras, que podem ser pesquisadas individualmente.

    Fonte da imagem: Divulgação/Apple

    Além disso, é possível acompanhar a transcrição ao mesmo tempo em que o áudio é reproduzido, com o trecho que está tocando no momento sendo destacado na tela. Essa é uma forma até de aprendizado de idiomas para quem precisa reforçar o vocabulário e a escuta em outra língua.

    A transcrição é vista não apenas como uma alternativa para acompanhar programas de áudio, mas também como uma forma de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.

    A nova aba de configurações de transcrição de podcasts no app. (Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

    Os podcasters que publicam programas podem fornecer a própria transcrição, caso prefiram. O arquivo pode ser baixado pelos donos do conteúdo para ser revisado e editado antes da postagem.

    O recurso, entretanto, terá algumas limitações. “Se porções do seu episódio mudarem com áudios inseridos de forma dinâmica, o Apple Podcasts não vai disponibilizar os segmentos de áudio que mudaram desde a transcrição original. Letras de música também não aparecem na transcrição”, diz o aviso.

    O recurso de transformação automática de áudio em texto para episódios do Apple Podcasts será lançado pela Maçã na atualização iOS 17.4. Ela deve chegar a partir de março de 2024 nos dispositivos iPhone e iPad.

    No início, apenas episódios em inglês, francês, alemão e espanhol estarão liberados globalmente. Outros idiomas e a transcrição de programas já publicados serão adicionados ao longo do tempo.

    Fonte: Apple

    Share.