iphone 14 foi um dos produtos mais procurados pelos brasileiros na Black Friday
    Créditos: Divulgação/Apple

    A Apple conseguiu superar a Samsung pela primeira vez desde 2010 ao se tornar a empresa que mais vendeu celulares em todo o mundo em 2023. Esta foi a primeira vez em mais de dez anos que a empresa de Cupertino conseguiu ocupar o topo da lista de smartphones vendidos.

    Números divulgados nesta semana apontam que a Apple registrou a marca de 234,6 milhões de celulares vendidos no ano passado. Em relação ao mercado global, isso representa mais de 1/5 de todas as vendas do mundo, conseguindo ser responsável por 20,1% dos aparelhos comercializados.

    Foto: Reprodução//SamMobile

    O aumento de vendas da Apple veio em um momento considerado difícil para o mercado de smartphones. Mesmo assim, a empresa conseguiu usar o iPhone 15 para chamar a atenção do público com um novo design de tela e viu as remessas subierem 3,7% durante o último ano.

    A pesquisa também revelou que o mercado de smartphones sofreu um declínio de 3,2% no último ano. Entretanto, há expectativas de que novos aparelhos seja capaz de conseguir impulsionar as vendas no setor para o próximo ano.

    “A Apple certamente desempenhou um papel na queda da classificação da Samsung, mas o espaço geral do Android está se diversificando. A Huawei está de volta e fazendo incursões rapidamente na China”, afirmou Ryan Reith, vice-presidente do Grupo de Rastreadores de Mobilidade e Dispositivos de Consumo da IDC.

    Enquanto isso, a Samsung viu as vendas caírem consideravelmente em relação ao ano anterior. Os números apontam que a empresa comercializou 226,6 milhões de celulares, sendo responsável por uma participação de 19,4% em todo o mundo. Entretanto, o total é 13,6% mais baixo em relação às vendas de 2022.

    galaxy-z-fold4_highlights_kvgalaxy-z-fold4_highlights_kv
    Foto: Divulgação/Samsung

    Apesar do cenário desafiador, a Samsung manteve um desempenho financeiro sólido, graças ao seu foco em smartphones de alta gama, como a série Galaxy S23 e os modelos Galaxy Z Flip e Fold. A empresa espera recuperar o terreno perdido em 2024, com lançamentos planejados como o Galaxy S24.

    A lista de celulares mais vendidos do mundo conta com outras marcas conhecidas, como Xiaomi, OPPO e Transsion. Xiaomi manteve a terceira posição com uma participação de mercado de 12,5%, enquanto a Transsion registrou um impressionante aumento de 30,8% em suas remessas.

    Fonte: SamMobile

    Share.