Astrônomos descobrem planeta do tamanho da Terra que é metade lava
    Créditos: Divulgação/NASA

    Um grupo de astrônomos realizou a descoberta de um exoplaneta do tamanho da Terra que possui grande parte coberta por lava. Localizado a 73 anos-luz de distância, o planeta recebeu o nome de HD 63433 d e foi apresentado durante uma reunião da Sociedade Astronômica Americana em Nova Orleans.

    O HD 63433 d foi identificado por pesquisadores das universidades da Flórida e Wisconsin-Madison. Eles utilizaram uma técnica que permite detectar exoplanetas quando eles passam na frente de estrelas, causando uma diminuição na luz que está sendo observada.

    Publicidade.

    A descoberta contou com a ajuda do Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS). Ele revelou que o ano do HD 63433 d é um tanto quanto mais curto na Terra, durante apenas 4,2 dias. Isso acontece em função da proximidade do planeta com o seu sol próxima.

    Foto: Divulgação/NASA

    Os cientistas revelaram que, geralmente, é difícil que planetas pequenos e rochosos consigam ser detectados por meio do TESS. Entretanto, foi justamente a proximidade com o próprio sol que fez com que o HD 63433 d pudesser ser encontrado mais facilmente durante o estudo.

    Em meados do ano passado, um novo estudo científico levantou suspeitas sobre existência do ‘Planeta Nove’ com o tamanho da Terra, em nosso Sistema Solar. De acordo com os pesquisadores, o ‘Planeta Nove’ no Cinturão de Kuiper teria entre 1,5 a 3 vezes o tamanho da Terra.

    A proximidade do HD 63433 d com sua estrela resulta em temperaturas extremamente altas. Estima-se que a superfície do lado voltado para a estrela atinja cerca de 1.257 graus Celsius. Esta condição leva à formação de uma vasta extensão de lava, cobrindo metade do planeta. O outro lado, permanentemente na sombra, permanece um mistério.

    “A estrela neste sistema é uma estrela do tipo G, do mesmo tipo do nosso Sol. Mas HD 63433 d orbita muito mais perto de sua estrela do que nós, com um minúsculo “ano” de 4,2 dias de duração. e temperaturas extremamente altas no lado diurno”, disse a NASA em comunidade.

    O HD 63433 d chamou a atenção dos cientistas por ser um dos menores exoplanetas conhecidos com menos de 500 milhões de anos (“novo” se comaprado com os 4,6 bilhões de anos do sistema solar). Além disso, também está o fato dele possuir o tamanho semelhante ao da Terra.

    Fonte: Extreme Tech

    Share.