Imagine ter um vídeo completo… ou até mesmo um filme completo em apenas algumas horas ou minutos sem precisar passar por todo o processo de edição, roteirização e tudo mais?
É o que a inovaria da Pika Labs lançou para o mundo nesta quarta-feira (29) com o Pika 1.0, a primeira versão de uma ferramenta capaz de criar vídeos com inteligência artificial. A proposta é facilitar a criação e produção de clipes altamente editados com uma qualidade superior aos de vídeos normais, exigindo apenas um prompt de comando pelo usuário.
É a mesma ideia de imagens geradas pelo Bing Chat alimentado pelo GPT, agora escalando para a capacidade de literalmente criar vídeos através de comandos. Confira o teaser:
Em desenvolvimento desde a metade do ano, a Pika 1.0 promete ser um diferencial na produção de vídeos. O modelo de linguagem será capaz de criar desde vídeos curtos até projetos mais longos, com vários tipos diferentes de animação. Será possível criar uma produção cinemática, um vídeo realista ou até mesmo animações comuns às extravagantes seguindo a linha de desejo dos usuários.
Os tais visuais da Disney, por exemplo, que tem causado um fervor na comunidade, também estão disponível nessa seleção, não somente em imagens, mas com animação em movimento.
Para chegar à ferramenta de generação, a Pika Labs recriou um trabalho otimizado com ferramentas funcionais e intuitivas, além de uma interface fácil e bem dinâmica de poder navegar. Crie vídeos em formatos diversos voltados para aparelhos móveis ou plataformas específicas usando uma aba de ferramentas ténicas disponíveis.
No comunicado oficial, a empresa disse que esté o maior avanço já realizados em tecnologias de IA generativas no momento e que a ferramenta passou por uma sessão de testes com mais de meio milhão de usuários desde o início de seu desenvolvimento no segundo semestre de 2023. Foram milhões de vídeos gerados antes da Pika 1.0 ser lançada com eficiência para a comunidade tecnológica.
Abaixo, você confere um “trailer falso” de filme intitulado “Invasão” com uma pegada toda de ficção cíentifica:
O projeto recebeu um financiamento de US$ 55 milhões de dólares com nomes conhecidos da área da tecnologia, como Nat Friedman, ex-CEO do GitHub e o Adam D’Angelo, fundador da plataforma de perguntas e respostas Quora.
Para começar a testar o Pika 1.0, basta acessar o site oficial e fazer o registro para ser um dos primeiros da lista de espera.
Via: Canaltech.