A operadora brasileira Claro confirmou que não vai mais oferecer planos de telefonia móvel com o benefício de redes sociais ilimitadas. A informação é do site Tecnoblog, que posteriormente recebeu um comunicado da própria empresa sobre a mudança.
A mais recente alteração acontece no Claro Flex, que era o único a ainda trazer o uso ilimitado de redes sociais. A partir desta terça-feira (12), as novas regras entram em vigor para os novos clientes, sem impactar os assinantes antigos.
Anteriormente, a Claro já havia removido a vantagem de usar redes sociais de forma ilimitada nos planos pós-pago e controle — o recurso é também chamado de zero rating. Além disso, há planos até de taxar quem consome muitos vídeos usando os planos de dados móveis.
Outras operadoras sinalizaram ações parecidas no final de 2023 para reduzir o alto consumo de consumidores em plataformas de redes sociais sem descontar das franquias de dados móveis. No caso da TIM, plataformas de streaming também serão cortadas dos bônus.
O “salto” no consumo de dados foi percebido como um problema para as operadoras, junto com o aumento do uso do 5G no país. O motivo é econômico: oferecer franquias ilimitadas para redes sociais reduz uma possível receita obtida na contratação de planos com maior limite de dados.
O Claro Flex agora envolve quatro planos de preços progressivos. Eles se diferenciam pela franquia principal e a quantidade ou variedade de franquia extra, ou seja, o adicional para consumo de redes sociais.
A modalidade de assinatura mais básica tem 8 GB de franquia principal e 2 GB extras apenas para o YouTube por R$ 29,99 mensais — só o plano seguinte, de 15 GB, dá um bônus para consumo em outras plataformas.
Já a mais cara oferece 30 GB de dados, além de 5 GB adicionais para os seguintes serviços: YouTube, Free Fire e “redes sociais”. Nesse quesito, estão as plataformas TikTok, Instagram, Facebook (incluindo o Messenger) e X/Twtter.
Além disso, quem é assinante da banda larga fixa ou do plano de TV por assinatura da Claro tem direito a até 5 GB a mais no pacote extra de franquia. Mais informações podem ser encontradas no site da operadora.
Fonte: Tecnoblog