A NASA informou que descobriu, pela primeira vez, água na superfície de um asteroide. A Agência Espacial Americana publicou os dados da descoberta na revista científica The Planetary Science Journal. De acordo com os cientistas, a descoberta pode ajudar nos estudos sobre a formação dos planetas.
Recentemente, a ESA também descobriu Água em Marte, congelada e localizada a 3 quilômetros de profundidade. A NASA também executa missões em Marte e com rovers como o Perseverance busca entender melhor o funcionamento dos planetas.
Calendário Lunar 2024: confira a data
das fases da Lua no ano
“Asteroides são sobras da formação planetária“, comentou a Doutora Anicia Arredondo, principal cientista do estudo. Segundo ela, a composição do asteroide vai auxiliar nos estudos sobre formação planetária.
Para detectar a água na superfície do asteroide, a NASA utilizou a SOFIA (Observatório Estratosférico para Astronomia com Infravermelho). O processo de pesquisa esteve ativo entre os anos de 2014 até 2022. Porém, muitos estudos foram necessários até a publicação da pesquisa no ano de 2024.
Com os dados de SOFIA, os pesquisadores da NASA estão seguros ao afirmar que há água na superfície do asteroide estudado. Do mesmo modo, os pesquisadores querem utilizar o telescópio James Webb para analisar 30 pontos de interesse no asteroide. Porém, isso ainda deve demorar algum tempo até acontecer, devido ao posicionamento entre astro e telescópio não ser o ideal.
Deve demorar algum tempo até termos novidades sobre esse tema. Como é necessário calcular bem o posicionamento entre o telescópio e asteroides, não é simples realizar as análises. Porém, esse primeiro estudo já se mostrou um avanço significativo no estudo dos planetas, confirmando uma teoria importante dos cientistas.
Com a confirmação de água no asteroide, os pesquisadores esperam conseguir avançar nos estudos e teorias sobre acontece a formação dos planetas. Aqui no Mundo Conectado, vamos continuar acompanhando o assunto.
Fonte: BGR