Créditos: Divulgação

    A primeira rede Open RAN foi implementada com sucesso pela Samsung Electronics, que anunciou os testes junto da Vodafone e da AMD e revelou que este será um momento histórico para as redes móveis.

    A demonstração funcionou com um processador da linha AMD EPYC 8004 em servidores Telco/Edge da Supermicro com suporte da plataforma Wind River Studio CaaS – em um laboratório na Coréia do Sul. A primeira conexão foi realizada pelo software vRAN – compatível com o modelo O-RAN.

    O objetivo da Samsung, Vodafone e AMD era demonstrar um desempenho otimizado, economia e eficiência energética e a interoperabilidade através de soluções de seus parceiros comerciais.

    Divulgação/Samsung Electronics

    O vice-presidente executivo e chefe de pesquisa & desenvolvimento de negócios de rede na Samsung Electronics, June Moon, afirma que este é um momento que mudará a forma como produzirão as próximas tecnologias.

    Este esforço coletivo marca um momento histórico para a indústria de rede móvel que guiará a Open RAN adiante, incluindo múltiplos fornecedores a cada camada da stack de rede. Esta demonstração ilustra o comprometimento da Samsung em entregar o potencial completo de rede móvel ao investir em sua variedade

    June Moon

    Créditos: Pixabay

    Segundo a executivo, isto ampliará ainda mais a visão das fabricantes para trabalhar com diversos fornecedores em suas redes.

    A Samsung tem trabalhado constantemente com outros grandes pioneiros da tecnologia apra oferecer formas de operar e transformar suas redes, capitalizando a diversidade do ecossistema Open RAN

    June Moon

    Créditos: Pixabay

    A Open Radio Access Networks (RAN) é uma nova arquitetura de rede que tem como objetivo desvincular os componentes que são integrados em uma estação de rede mobile.

    Em estruturas tradicionais, os hardwares e softwares têm origem do mesmo fornecedor – deixando a operadora refém dos valores de implantação e atualização.

    O que a Samsung e a Vodafone propõem é desagregar todos estes componentes e permitir que as empresas decidam o fornecimento para cada um deles.

    Esta abordagem é reconhecida como mais flexível e eficiente, também levando a uma maior disputa por valores mais acessíveis para as grandes fabricantes.

    Créditos: Pixabay

    Segundo a Samsung, os resultados de seu teste que excede 1Gbps através de multi UE em uma configuração multi-cell serão apresentados durante o Mobile World Congress (MWC 2024) – que ocorrerá no fim do mês de fevereiro.

    Mais informações e como a rede Open RAN se expandirá ao redor do planeta também devem ser divulgados conforme os testes e implantações dela avançarem.

    Fonte: WCCFTECH

    Share.