Macbook da Apple / Macbook m3
    Créditos: Mia Baker/Unsplash

    Os fãs da Apple que aguardam ansiosamente pelo MacBook Air com o novíssimo processador M3 podem comemorar: o tão esperado lançamento deve ocorrer no final de março, segundo o renomado analista Mark Gurman.

    A notícia empolga quem busca o melhor desempenho e a maior eficiência energética em um laptop compacto e leve. Ainda que o design não apresente mudanças significativas em relação ao modelo atual, o upgrade do chip promete trazer ganhos consideráveis em velocidade e duração da bateria.

    Apple quer vender 8 milhões de unidades do iPad Pro com OLED

    O lançamento do MacBook Air com M3 acontece cerca de quatro meses após a chegada da nova geração do MacBook Pro, também equipada com o mesmo processador. A estratégia da Apple de espaçar as atualizações faz sentido, evitando uma saturação repentina do mercado e garantindo tempo para a fabricação dos novos modelos.

    Gurman afirma que os iPads Pro com tela OLED, o iPad Air 6 e os dois modelos de MacBook Air M3 (13 e 15 polegadas) já estão em “produção avançada no exterior”, o que indica uma chegada iminente. Os novos iPads Pro e o MacBook Air de 13 polegadas, inclusive, estariam em um estágio ainda mais avançado, sugerindo um lançamento potencialmente ainda mais próximo do final de março.

    Embora o design permaneça praticamente o mesmo, o chip M3 promete um salto significativo de desempenho. Os detalhes ainda são escassos, mas podemos esperar melhorias em tarefas diárias como edição de fotos e vídeos, navegação na web e trabalho com planilhas.

    O grande destaque, no entanto, deve ser a eficiência energética. Ao contrário dos novos MacBook Pros M3, que não apresentaram ganhos significativos em relação à bateria, o MacBook Air M3 tem potencial para surpreender, já que o design compacto e leve favorece o consumo otimizado de energia.

    Apple Macintosh completa 40 anos; saiba mais da história do computador

    Se você está pensando em comprar um MacBook Air e não se importa com o design atual, a espera pelo modelo M3 certamente vale a pena. O ganho de desempenho e, principalmente, a potencial melhoria na eficiência energética justificam a paciência.

    Entretanto, se o design é um fator primordial para sua decisão, ou se você precisa de um laptop urgentemente, vale a pena considerar as excelentes ofertas de MacBook Air M2 disponíveis no mercado, assim como o MacBook Pro M3 básico, que pode ser uma ótima alternativa aos futuros M3 Airs.

    Fonte: Bloomberg

    Share.