LastPass: clone falso do gerenciador de senhas surge no iOS
    Créditos: Divulgação/LastPass

    A empresa de segurança LastPass, dona do gerenciador de senhas de mesmo nome, fez um alerta importante em seu site oficial. Um falso aplicativo que imita o nome e o funcionamento da plataforma apareceu na App Store, a loja de jogos e utilitários da Apple para iPhone e iPad.

    O falso app copia o nome, os recursos e até a interface do serviço de verdade. Entretanto, a desenvolvedora aponta alguns sinais que entregam que ele na verdade é uma cópia barata e possivelmente fraudulenta.

    Para começar, o nome dele é LassPass, com um “s” no final em vez de um “t”. Além disso, o desenvolvedor listado é um desconhecido Parvati Patel, em vez da empresa LogMeIn.

    É importante notar também que o aplicativo falso tem poucos downloads, o que é bastante suspeito em uma ferramenta tão popular. Além disso, ele apresentava vários comentários de usuários atentos já denunciando que ele é uma cópia de um programa de verdade. Por fim, as capturas de tela entregam alguns erros de digitação grosseiros.

    O gerenciador falso, com nome e criador diferentes. (Fonte da imagem: Reprodução/LastPass)

    O relato da LastPass não chega a dizer se o aplicativo é mesmo um golpe e nem diz se alguma vítima foi registrada. Ainda assim, tudo indica que ele de fato tinha intenções criminosas.

    Por simular um gerenciador de senhas, é possível que os responsáveis apenas estavam atrás de roubar códigos de acesso, emails e logins dos mais variados serviços armazenados nesse tipo de plataforma.

    O aplicativo original do LastPass na App Store. (Fonte da imagem: Reprodução/LastPass)

    Após a publicação da denúncia pelo LastPass e um contato direto da companhia, a Apple removeu o clone da loja digital. Ainda assim, o caso é considerado grave, já que esse tipo de ferramenta conseguiu aprovação para integrar a App Store.

    A loja de aplicativos dos dispositivos da Maçã é conhecida por ser bastante controlada, com aprovações minuciosas de interessados em disponibilizar programas para download. Até o momento, a Apple não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

    Fonte: LastPass

    Share.