iOS 18 pode ter foco em IA e inspirações tiradas do Apple Vision Pro
    Créditos: Divulgação/Apple

    O iOS 18, sistema operacional móvel da Apple que será apresentado em 2024, pode ter uma mudança significativa no visual. A informação foi divulgada pelo site israelense The Verifier.

    De acordo com a reportagem, uma série de elementos de design serão alterados. A principal inspiração será uma novidade da mesma companhia: o headset de realidade mista Apple Vision Pro, que começou a ser comercializado no início de fevereiro nos Estados Unidos.

    Ainda não há qualquer informação oficial sobre o iOS 18 por parte da Maçã e o site em questão não costuma acertar todas as especulações envolvendo a companhia — ou seja, por enquanto trate tudo como um rumor. A plataforma, que deve estrear na família iPhone 16, deve ter os primeiros detalhes revelados em junho durante a WWDC 2024.

    De acordo com o The Verifier, uma das mudanças no sistema operacional da Apple para celulares será o redesign do sistema de aplicativos. Várias ferramentas pré-instaladas terão interface e menus alterados, incluindo o navegador Safari.

    Além disso, o aplicativo da Apple TV no iPadOS 18 vai herdar uma barra de navegação translúcida. O recurso apareceu no tvOS 17.2 e também no visionOS, que é o sistema por trás do headset da Maçã.

    O efeito translúcido de menus que pode chegar ao iPhone. (Fonte da imagem: Reprodução/MacRumors)

    Outras especulações recentes de diferentes fontes reforçam que o iOS 18 — e o iPadOS 18, que é sempre lançado de forma conjunta — terão uma série de recursos de inteligência artificial (IA). A assistente pessoal Siri deve ser “turbinada” para operar como um chatbot moderno, nos moldes do ChatGPT ou Microsoft Copilot.

    Por enquanto, a empresa ainda não lançou plataformas próprias sobre o assunto. Porém, novidades estão em desenvolvimento: a empresa tem adquirido uma série de startups do setor de IA e o próprio CEO da Apple, Tim Cook, confirmou a chegada dessas funções na próxima geração do iPhone.

    A mais recente atualização da plataforma é o iOS 17.3.1, liberado na última semana. O novo firmware foca na correção de bugs, incluindo uma falha em que o texto da tela poderia aparecer duplicado ou se sobrepor sobre elementos de outros aplicativos.

    Fonte: The Verifier, MacRumors

    Share.