Créditos: Rawpixel.com

    A Defesa Civil do Brasil tem um serviço de notificação ao cidadão para avisos de “riscos de desastres e eventos adversos”. A partir de mensagens no celular, você recebe alertas sobre alagamentos, tempestades próximas e outros eventos que exigem atenção.

    Essas informações são originalmente enviadas por um órgão estadual ou municipal ao Ministério do Desenvolvimento Regional e disparada aos moradores por uma plataforma parceira.

    Os avisos fazem com que você saiba que regiões evitar ou então tomar medidas de precaução, como não sair de casa ou evitar o trânsito naquele momento. Atualmente, é possível receber as notificações por meio tanto de mensageiros quanto via mensagem de texto. A seguir, veja como fazer isso em cada um desses casos.

    O cadastro para receber alertas da Defesa Civil por mensagens de texto SMS é a mais simples entre as três alternativas.

    Para iniciar o recebimento de mensagens, envie uma mensagem para o número 40199 apenas com o CEP desejado (assim como o balão em verde na imagem abaixo). O número deve corresponder ao local dos avisos, como a sua cidade atual ou de onde você quer receber atualizações.

    O envio de SMS para a Defesa Civil.

    O cadastro é realizado na hora e você já pode começar a receber os alertas. Para cancelar o envio, basta mandar um novo recado com o texto “SAIR” (sem as aspas) e o CEP cadastrado para o mesmo número. Vale lembrar que, para o envio, é cobrado o valor de uma mensagem de texto comum.

    O mensageiro mais usado do Brasil oferece um bot mais completo para gerenciar os alertas. Para conversar com o robô do WhatsApp, primeiro adicione o número do serviço Defesa Civil Alertas aos seus contatos. O telefone é (61) 2034-4611, mas é possível também clicar aqui para iniciar a conversa via web.

    O bot da Defesa Civil é seguro e verificado.

    Para iniciar o procedimento, mande uma mensagem de saudação (como um “Olá!)” ao robô e aguarde. Em seguida, confirme o seu nome e a localização.

    O início da conversa com o bot da Defesa Civil.

    Ao confirmar que você gostaria de receber alertas, você pode fazer o cadastro das localizações para receber alertas. É possível fazer isso a partir do compartilhamento do seu local atual, digitando o CEP ou o nome da cidade.

    Ao aceitar receber alertas, é possível configurar diferentes localidades simultaneamente.

    Toda a conversa pode ser realizada por meio de menus interativos, para que você não precise digitar mais nada para o robô.

    O Telegram também tem um bot para avisar o usuário sobre avisos de riscos de desastres. Você pode encontrá-lo ao digitar “Defesa Civil Alertas” na busca do mensageiro e clicar no perfil. Vá em “Iniciar” para começar a conversa.

    O bot da Defesa Civil para o Telegram.

    O funcionamento do robô é similar ao do WhatsApp. Você pode enviar a sua localização para saber se há alertas em andamento para a sua região. Além disso, é possível saber mais detalhes de avisos em outras localidades brasileiras.

    Pronto! Agora você sabe configurar o seu celular para receber alertas sobre desastres naturais em todos os estados brasileiros.

    Fonte: Gov.br

    Share.