Créditos: Pixabay/antonbe

    O grande destaque da rede social TikTok está no complexo algoritmo da plataforma. A partir de suas interações com clipes e também com o histórico de exibição, o sistema “entende” quais são os seus gostos e recomenda novos vídeos e criadores de conteúdo em sequência.

    Porém, é possível que você discorde de algumas seleções do sistema e queira “zerar” o algoritmo, para começar do zero a receber vídeos automaticamente do sistema. Isso é possível ao apagar vídeos do histórico de exibição, o que pode servir também para aumentar a sua privacidade na plataforma.

    A seguir, veja como remover vídeos do histórico do TikTok usando um tablet ou smartphone, tirando apenas alguns clipes ou toda a lista de vídeos já vistos no perfil.

    Passo 1. Abra o aplicativo o TikTok no feed de postagens organizadas pelo algoritmo. Toque em “Perfil” no canto inferior da tela para ser direcionado ao seu perfil.

    Lá, vá no ícone com as três barras (ou pontos) na horizontal, que ficam no canto superior direito do display — próximo do relógio e do nível de bateria do celular.

    Na nova tela, que aparece também na parte de baixo do aparelho, clique em “Configurações e privacidade”. Você será direcionado para uma série de menus de personalização da sua conta.

    Passo 2. Nas configurações, desça até o menu “Conteúdo & Exibição”. Lá, clique em “Centro de atividade”. Na nova tela, selecione a opção “Histórico de vídeos assistidos”, que já é a primeira que aparece na tela.

    Passo 3. Agora é o momento em que você escolhe quais vídeos você deseja apagar do histórico do TikTok. São duas possibilidades: remover clipes individualmente ou tirar todos de uma só vez.

    Em ambos os casos, o primeiro passo é tocar no botão “Selecionar”, que fica no topo da tela. Para apagar clipes pontuais, toque nos ícones em forma de círculo para que eles fiquem marcados com um símbolo na cor vermelha.

    Você pode selecionar quantos vídeos quiser, desde o início das suas atividades na rede social. Se preferir apagar todo o histórico sem exceções, basta marcar a caixa “Selecionar todo o histórico de assistidos”.

    Terminada a configuração, vá em “Excluir” e aguarde o procedimento, que costuma levar poucos segundos. Pronto! Agora você sabe como tirar vídeos do seu histórico do TikTok usando o celular.

    E aí, você já conhecia o recurso de exclusão de vídeos assistidos no TikTok? Acha essa função útil para modificar o algoritmo ou aumentar a sua privacidade? Compartilhe a sua experiência com a gente nos comentários!

    Share.