bancos brasileiros encerram o DOC
    Créditos: Microsoft/Copilot

    A partir desta segunda-feira (15), os bancos brasileiros vão encerrar a modalidade de pagamento DOC. O fim do DOC será oficializado a partir das 22h (horário de Brasília). Além disso, o TEC (Transferência Eletrônica de Créditos) também será extinto.

    Criado em 1985, o DOC era um sistema de transferência de valores bancários que demorava cerca de um dia, até sua aprovação. Na era do PIX, faz sentido ver os brasileiros deixando de utilizar o modelo de transação. Nesta segunda-feira bancos brasileiros encerram o tipo de transação, trazendo alteração importante nos sistemas de pagamento.

    Bancos brasileirosBancos brasileiros
    CRÉDITOS: Microsoft/Copilot

    Por enquanto, o TED – Transferência Eletrônica Disponível ainda está em funcionamento. O modelo é mais ágil, caindo no mesmo dia caso a transação seja realizada antes das 17h. Porém, com a popularidade do PIX, o TED deve seguir o mesmo caminho do DOC.

    De acordo com o Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o fim da modalidade de pagamento DOC acontece devido a popularidade do PIX. Criado pelo Banco Central, o PIX caiu no gosto dos brasileiros. Oferecendo transações rápidas, seguras e sem burocracia, a maior parte dos brasileiros, hoje em dia, realiza transferências através do PIX.

    Por este motivo, formas de pagamento como o DOC caem em desuso. O Febraban divulgou que apenas 18,3 milhões de transferências via DOC aconteceram durante o primeiro semestre de 2023. Um valor bem baixo, principalmente se levarmos em consideração que mais de 100 milhões de transferências via PIX acontecem por dia.

    Não é surpresa alguma vermos o posicionamento dos bancos brasileiros. Como o PIX tomou conta do dia a dia, não há porquê manter modalidades de pagamento consideradas obsoletas. Por isso, tudo leva a crer no fim do TED, durante os próximos anos.

    Enquanto os bancos se adaptam aos novos tempos, é difícil imaginar os brasileiros vivendo sem o PIX hoje em dia. Com o fim do DOC, uma importante forma de pagamento dá adeus. Será que algum dia o mesmo vai acontecer com o PIX? Difícil de imaginar algo assim acontecendo.

    Fonte: Terra

    Share.