Artifact: app de notícias dos criadores do Instagram será encerrado
    Créditos: Reprodução/Google Play

    Aplicativo desenvolvido por Kevin Systrom e Mike Krieger, co-criadores do Instagram, Artifact encerrará as atividades e será encerrado. A informação foi compartilhada nesta semana por um dos próprios fundadores do aplicativo.

    Lançado em 2023, ele funcionava como um agregador de notícias que utilizava inteligência artificial para analisar o comportamento e interesse dos usuários. Com base nessa análise, o aplicativo recomendava artigos personalizados, atendendo às preferências individuais de cada usuário.

    Entretanto, os criadores do Artifact tentaram inovar e lançar recursos que mantivessem os usuários ativos. Por isso, o aplicativo oferecia fóruns de discussão social, onde os usuários podiam compartilhar opiniões sobre as notícias e se conectar com pessoas de interesses semelhantes.

    Foto: Reprodução/Google Play

    Apesar das tentativas dos criadores, Artifact acabou sendo alvo de críticas relacionadas à falta de transparência sobre seus algoritmos e à dependência de dados dos usuários. Esses desafios foram reconhecidos por Systrom na carta publicada no Medium informando o encerramento do aplicativo.

    “Tomamos a decisão de encerrar as operações do aplicativo Artifact. Lançamos há um ano e desde então temos trabalhado incansavelmente para construir um ótimo produto. Construímos algo que um grupo central de usuários adora, mas concluímos que a oportunidade de mercado não é grande o suficiente”, disse a nota.

    Em relação ao futuro, Kevin Systrom deixou em aberto so próximos projetos. Ele afirmou que se sente animado em seguir construindo coisas novas, mas disse que “apenas o tempo dirá” o que virá pelo caminho. Ele também aproveitou para exaltar a equipe de oito desenvolvedora.

    “Estou particularmente orgulhoso de todo o trabalho que a nossa pequena equipe de oito pessoas realizou. Por exemplo, nosso aplicativo foi recentemente nomeado o aplicativo essencial para o dia a dia do ano pela Google Play Store”, revelou na mensagem de despedida do aplicativo.

    No momento em que este artigo é escrito, Artifact soma mais de 100 mil downloads só na loja do Google. Além disso, ele conta com uma avaliação de 4,7 estrelas de 5, um número consideravelmente relevante para a quantidade de usuários.

    Recentemente, ele até tentou inserir recursos para conseguir crescer e expandir a gama de usuários. Dessa forma, ele tornou possível “seguir” jornalistas, repórteres, colunistas e criadores de conteúdo que assinam textos suportados pela plataforma para concorrer com outras redes sociais.

    Fonte: Phone Arena

    Share.