macintosh completa 40 anos
    Créditos: Apple

    A Apple lançou o Macintosh em 1984, seu primeiro computador. O dispositivo foi um sucesso comercial, ao oferecer uma interface de utilização simples – para a época -, facilitando o aprendizado na hora de utilizar o computador.

    Hoje em dia, o Mac como conhecemos é muito diferente do Macintosh da dos anos 1980. Se hoje, até o Windows disponível no Mac e até mesmo o Windows 11 rodando oficialmente no Mac, desde que tenha chip Apple M3, o dispositivo evolui muito ao longo dos anos.

    Mini PC tem cara de Mac antigo
    e processador de alto desempenho

    Como você pode ver no vídeo acima, momento em que Steve Jobs apresentou ao mundo o Macintosh, as pessoas aplaudiram muito na plateia no momento que a palavra ‘Macintosh’ apareceu na tela. Na época, um computador mostrar imagens daquela forma, era algo impressionante. Se hoje em dia não parece grandes coisa, em 1984 foi o início de uma revolução.

    Atualmente a Apple foca em nova linha de periféricos para Mac e aumento na quantidade de jogos no Mac. Se hoje as coisas estão dessa forma, tudo começou em 1984. O grande acerto do Macintosh foi oferecer ao usuário uma interface simples de usar, com menus no canto superior (como você pode ver na imagem abaixo).

    Macintosh computadorMacintosh computador
    CRÉDITOS: Apple

    De acordo com os números da época, a Apple vendeu 72 mil unidades durante os primeiros 100 dias, após o lançamento do Macintosh. Como os computadores não eram populares em 1984, isso foi considerado um enorme feito para a empresa.

    Como o computador oferecia pastas clicáveis, diferentes fontes, possibilidade de deixar palavras em negrito, os usuários se encantaram pelo produto. Na época, a Apple foi muito esperta e ofereceu um desconto aos jornalistas na hora de comprar o produto, desconto de 60%.

    O que os jornalistas com Macintosh fizeram? Isso mesmo, eles falaram sobre o Macintosh da Apple. Podemos dizer que essa foi a primeira grande jogada de marketing de Steve Jobs, um cara que entendia muito bem como vender seus produtos.

    O computador possui 128 kB de memória RAM, com 16 chips de 8 kB. Isso mesmo, a memória RAM do dispositivo era de kB e não de GB. Se você tentasse abrir uma imagem com a resolução como vemos hoje nos smartphones, ia travar o computador.

    Cinco anos depois o Macintosh recebeu uma versão portátil, que pesava 7 kg. Já em 1991, a Apple introduziu ao mercado o PowerBook 100, o primeiro dispositivo que ia se assemelhar ao que vemos atualmente nos modelos MacBook.

    Por último, a última grande transição do Macintosh, foi quando a Apple apresentou ao mundo o primeiro MacBook, em 2006. De lá para cá, os dispositivos Mac ficam cada vez mais finos, mais poderosos e com seus 8 GB, 12 GB ou 16 GB de RAM.

    É muito interessante ver a história do Macintosh e saber o quanto a Apple conseguiu evoluir seus dispositivos. Se agora, o MacBook Pro é extremamente leve, fino; apresentando inúmeras funções e a capacidade de rodar jogos de alta qualidade gráfica, um dia isso tudo foi bem diferente.

    Fonte: 9to5Mac

    Share.