A Apple lançou o Macintosh em 1984, seu primeiro computador. O dispositivo foi um sucesso comercial, ao oferecer uma interface de utilização simples – para a época -, facilitando o aprendizado na hora de utilizar o computador.
Hoje em dia, o Mac como conhecemos é muito diferente do Macintosh da dos anos 1980. Se hoje, até o Windows disponível no Mac e até mesmo o Windows 11 rodando oficialmente no Mac, desde que tenha chip Apple M3, o dispositivo evolui muito ao longo dos anos.
Mini PC tem cara de Mac antigo
e processador de alto desempenho
Como você pode ver no vídeo acima, momento em que Steve Jobs apresentou ao mundo o Macintosh, as pessoas aplaudiram muito na plateia no momento que a palavra ‘Macintosh’ apareceu na tela. Na época, um computador mostrar imagens daquela forma, era algo impressionante. Se hoje em dia não parece grandes coisa, em 1984 foi o início de uma revolução.
Atualmente a Apple foca em nova linha de periféricos para Mac e aumento na quantidade de jogos no Mac. Se hoje as coisas estão dessa forma, tudo começou em 1984. O grande acerto do Macintosh foi oferecer ao usuário uma interface simples de usar, com menus no canto superior (como você pode ver na imagem abaixo).
De acordo com os números da época, a Apple vendeu 72 mil unidades durante os primeiros 100 dias, após o lançamento do Macintosh. Como os computadores não eram populares em 1984, isso foi considerado um enorme feito para a empresa.
Como o computador oferecia pastas clicáveis, diferentes fontes, possibilidade de deixar palavras em negrito, os usuários se encantaram pelo produto. Na época, a Apple foi muito esperta e ofereceu um desconto aos jornalistas na hora de comprar o produto, desconto de 60%.
O que os jornalistas com Macintosh fizeram? Isso mesmo, eles falaram sobre o Macintosh da Apple. Podemos dizer que essa foi a primeira grande jogada de marketing de Steve Jobs, um cara que entendia muito bem como vender seus produtos.
O computador possui 128 kB de memória RAM, com 16 chips de 8 kB. Isso mesmo, a memória RAM do dispositivo era de kB e não de GB. Se você tentasse abrir uma imagem com a resolução como vemos hoje nos smartphones, ia travar o computador.
Cinco anos depois o Macintosh recebeu uma versão portátil, que pesava 7 kg. Já em 1991, a Apple introduziu ao mercado o PowerBook 100, o primeiro dispositivo que ia se assemelhar ao que vemos atualmente nos modelos MacBook.
Por último, a última grande transição do Macintosh, foi quando a Apple apresentou ao mundo o primeiro MacBook, em 2006. De lá para cá, os dispositivos Mac ficam cada vez mais finos, mais poderosos e com seus 8 GB, 12 GB ou 16 GB de RAM.
É muito interessante ver a história do Macintosh e saber o quanto a Apple conseguiu evoluir seus dispositivos. Se agora, o MacBook Pro é extremamente leve, fino; apresentando inúmeras funções e a capacidade de rodar jogos de alta qualidade gráfica, um dia isso tudo foi bem diferente.
Fonte: 9to5Mac