Rede social X Twitter / Musk X bonus / X Notas da Comunidade
    Créditos: Kelly Sikkema/Unsplash

    Na última terça-feira (2), o X (antigo Twitter) surpreendeu seus usuários ao divulgar a lista dos perfis que mais receberam “Notas da Comunidade, como parte de um esforço para promover a transparência e destacar aqueles que foram identificados compartilhando informações falsas na plataforma.

    Essa iniciativa foi resultado de um acordo firmado em outubro entre o CEO do X, Elon Musk, e uma proposta que sugeria a inclusão de um indicador de perfil para os usuários que frequentemente recebem correções das “Notas da Comunidade”.

    Publicidade.

    O perfil brasileiro Choquei (@choquei) lidera a lista de perfis mais “notados” na plataforma, em meio a polêmicas envolvendo a disseminação de fake news relacionadas à morte de uma jovem de 22 anos. Como resultado, o perfil Choquei interrompeu suas postagens tanto no Instagram quanto no X.

    Outro perfil brasileiro que figura na lista é o POPTime (@siteptbr), também conhecido por seu histórico de publicar notícias falsas.

    Reprodução/Community Notes Leaderboard

    Os rankings revelam que os perfis mais “notados” na plataforma incluem alguns nomes famosos, como Ian Miles Cheong, Mario Nawful e Wall Street Silver, todos figurando entre os 20 primeiros da lista. Surpreendentemente, Elon Musk, o próprio dono do X, aparece na 27ª posição, superando até mesmo o Presidente estadunidense Joe Biden.

    Veja: Valor do X despenca 71% após aquisição de Elon Musk

    A classificação das “Notas da Comunidade”, compilada pela equipe do The Elipsoid, fornece insights interessantes sobre o processo de notas e quem está sendo verificado com mais frequência pelo sistema. Além disso, a possibilidade de ler facilmente as notas adicionadas a cada conta torna essa ferramenta valiosa para compreender o que está sendo observado e como funciona o processo.

    Elon Musk tem defendido as “Notas da Comunidade” como uma ferramenta crucial na moderação baseada na colaboração dos usuários, que, em sua visão, é um sistema melhor para determinar o que deve ou não ser destacado como informação potencialmente falsa para os usuários, em comparação com a moderação tradicional feita pelas equipes de gerenciamento das plataformas.

    No entanto, diversos pesquisadores argumentam que as “Notas da Comunidade” não são uma substituição adequada para medidas rigorosas de moderação, o que levou a União Europeia a lançar uma nova investigação sobre os processos atualizados do X, com foco nas “Notas da Comunidade” como um meio de combate à desinformação.

    Veja: X/Twitter: Justiça rejeita alegação que lei da Califórnia viola a liberdade de expressão

    Essa revelação da classificação dos perfis mais “notados” certamente gerará discussões sobre a eficácia das “Notas da Comunidade” e seu papel na promoção da confiança e da veracidade das informações compartilhadas no X.

    À medida que a plataforma continua a evoluir e a lidar com desafios relacionados à desinformação, a transparência sobre esses processos se torna cada vez mais fundamental.

    Fonte: Twitter

    Share.