Antigo Twitter, a X está nos centros das atenções de uma nova discussão após atualizar a política de privacidade. A empresa liderada por Elon Musk passou a permitir o uso de dados dos usuários para treinar Grok, a inteligência artificial generativa apresentada há alguns meses.
Inicialmente projetada para competir com o ChatGPT, a Grok agora pode acessar informações, interações e postagens dos usuários do X. De acordo com a mensagem da plataforma, isso passou a ser permitido para realizar “treinamento e ajuste fino” no modelo de inteligência artificial.
A alteração, que deixou a opção de compartilhamento de dados ativada por padrão, gerou uma onda de descontentamento entre os usuários. Isso porque eles apontam falta de transparência na gestão de suas informações privadas.
Entretanto, nem tudo está perdido. Isso porque há uma maneira de conseguir desativar o recurso. Para isso, os usuários devem acessar as configurações por meio da versão web da plataforma, navegar até ‘Privacidade e Segurança’, e lá desmarcar a opção sob o item ‘Grok’.
A situação relembra um caso recente envolvendo a Meta, controladora do Instagram, Facebook e WhatsApp. Em junho, a empresa também atualizou sua política de privacidade. Assim, passou a autorizar o uso de dados abertos dos brasileiros para treinar suas próprias tecnologias de IA.
Leia mais
Essa decisão foi suspensa pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Isso tudo após intervenção do Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), que argumentou que a prática violava as leis brasileiras de proteção de dados. Isso porque não houve aviso prévio aos usuários e a opção para rejeitar o processo era complexa e pouco intuitiva.
Fonte: G1
Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado
Confira as principais ofertas de Smartphones, TVs e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.