Créditos: Pixabay/geralt

    Fazer pesquisas em conversas antigas no WhatsApp pode ser bastante trabalhoso. Se você conversa muito com alguém ou o grupo recebe mensagens em excesso por dia, já que o app é extremamente popular no Brasil, é difícil navegar pelo histórico e reencontrar um recado importante.

    Porém, o WhatsApp tem um mecanismo de busca que ganhou há pouco tempo um novo recurso no Android: a possibilidade de fazer pesquisas por data em vez de palavras. Dessa forma, você encontra não termos específicos do chat, mas retorna exatamente a um dia para ver tudo o que foi conversado ali.

    Isso é especialmente útil para buscar certas informações quando você não sabe por quais palavras pesquisar. Além disso, a busca ajuda se você quer lembrar se realmente combinou algo com alguém naquela data exata. A seguir, veja como fazer isso pelo celular.

    Passo 1. Abra o aplicativo do WhatsApp. Na tela inicial, selecione a conversa que você deseja vasculhar por data. Ela pode ser um chat individual ou então um grupo com várias pessoas.

    Fonte da imagem: Reprodução/Mundo Conectado

    Passo 2. Toque no ícone de mais configurações da conversa. Ele fica no canto superior da tela, ao lado dos ícones de chamada em vídeo e áudio. Normalmente, essa opção está representada por três pontos na vertical.

    Em seguida, vá em “Pesquisar”. Em vez de digitar uma palavra, entretanto, toque no símbolo em forma de calendário com uma lupa no canto direito.

    Fonte da imagem: Reprodução/Mundo Conectado

    Passo 3. Agora, você é direcionado para um calendário que permite a busca por data. Usando as setas laterais, navegue por ano ou mês e escolha o período exato em que você vai “voltar no tempo”. Selecionado o dia, basta ir em “OK”.

    Fonte da imagem: Reprodução/Mundo Conectado

    Pronto! Agora você é direcionado diretamente até o dia específico escolhido e pode recuperar todas as mensagens que foram trocadas naquela data. Ao mesmo tempo, usando a barra de rolagem, é possível voltar para dias próximos.

    Vale lembrar que esse recurso funciona melhor em dispositivos móveis. Isso ocorre porque o WhatsApp Web é mais limitado em recursos e também na recuperação de recados antigos em comparação com o app para Android ou iOS, por exemplo.

    Share.