Uber para Adolescentes: o que é e como funciona esse recurso
    Créditos: Freepik.com

    A plataforma de mobilidade Uber lançou oficialmente em todo o Brasil nesta terça-feira (27) a função Adolescentes. O recurso já estava em fase de testes em algumas cidades, mas agora foi liberada em todo o território nacional com cobertura do aplicativo.

    Com essa função, um usuário entre 12 e 17 anos pode solicitar viagens sozinho, porém com acompanhamento de um adulto que é dono de uma conta principal.

    O Uber para Adolescentes é uma forma de usar o aplicativo de transporte caso você seja alguém entre 12 e 17 anos. Anteriormente, jovens nessa faixa de idade não podiam solicitar uma corrida por conta própria, exceto quando algum adulto fazia o pedido em seus nomes.

    A partir de agora, pais ou responsáveis com uma conta na Uber podem “convidar” adolescentes a criar uma conta especial. Esse perfil permite que o jovem peça corridas sozinho, sem precisar do aparelho ou da autorização de outra pessoa, mas sempre sob a supervisão de alguém.

    A ideia desse recurso é permitir o deslocamento de adolescentes em viagens rotineiras sem o acompanhamento dos pais, como idas ao colégio, ou então para voltar da casa de um amigo ou parente, por exemplo, quando os responsáveis não estão disponíveis para chamar um carro.

    Os pais ou responsáveis recebem atualizações em tempo real do trajeto e podem acompanhar a viagem ao vivo, além de ligar para o motorista caso necessário.

    Já os adolescentes têm acesso a todos os mecanismos de segurança da Uber, como viagem por código (U-Código) e gravação de áudio (porém não em vídeo, já que essa função ainda é experimental).

    Em contrapartida, eles precisam antes cumprir um pequeno cadastro obrigatório que inclui conselhos sobre segurança.

    Para convidar um adolescente a ter uma conta da Uber, o processo deve começar no celular de um pai ou responsável legal. Antes de tudo, é preciso ter um Perfil Familiarclique aqui para criar o seu, caso ainda não tenha feito isso.

    Em seguida, vá na opção para cadastrar novos integrantes da família e selecione a opção de adolescente.

    Na próxima tela, toque em “Selecionar contato” e encontre o adolescente pelo telefone celular ou nome na sua agenda. Você também precisa preencher algumas informações adicionais, como a data de nascimento e o sobrenome.

    Leia atentamente as regras, incluindo os termos de uso do perfil familiar e os mecanismos de segurança disponíveis.

    No fim, toque em “Enviar convite”. A partir daí, o adolescente recebe uma notificação e pode concluir o cadastro. Depois disso, ele se torna capaz de pedir corridas pela Uber sem precisar da autorização de um adulto, mas com a viagem acompanhada pelos responsáveis em tempo real.

    Fonte: Uber

    Share.