Com inspiração nas roupas dos filmes e livros de ficção científica Duna, a pesquisadora brasileira Sofia Etlin criou traje de astronautas capaz de transformar urina em água potável. De acordo com ela, o traje leva em consideração a necessidade de descartar e reciclar as excreções humanas.
“O projeto inclui um cateter externo baseado em vácuo, levando a uma unidade combinada de osmose reversa direta, fornecendo um fornecimento contínuo de água potável com múltiplos mecanismos de segurança“, comentou Sofia Etlin. A pesquisadora e autora do estudo publicado na Frontiers in Space Technologies faz parte da equipe de pesquisa da Universidade Cornell, nos Estados Unidos.
A NASA, com certeza, poderia utilizar o projeto dos pesquisadores de Cornell. Principalmente após cientistas descobrirem caverna na Lua, estudando formas de construir uma possível vila no local. Do mesmo modo, o traje de astronautas capaz de transformar urina em água será útil na colonização de Marte, garantindo a vida de astronautas presos no espaço em casos de acidentes.
O traje de astronautas capaz de transformar urina em água potável funciona de forma automática. Além de uma espécie de fralda coletora (imagem destacada), o astronauta também também possui um aparelho que vai nas costas como mochila (imagem acima).
De acordo com Sofia Etlin, o traje ao entrar em contato com a urina ativa um sensor. Dessa forma, uma pequena bomba de vácuo leva o xixi até o purificador nas costas. Em apenas cinco minutos, o equipamento consegue purificar meio litro de urina, com eficiência de 87%.
Leia Mais:
Atualmente, a urina de astronautas na Estação Espacial Internacional recebe purificação. Porém, durante as caminhadas no espaço, eles utilizam um fralda – chamada de MAG, que apenas retém as fezes e o xixi. O novo sistema da pesquisadora brasileira quer revolucionar o processo e transformar urina em água no traje, enquanto os astronautas caminham.
Etlin ainda vai mais longe e afirma que o processo de purificação vai aumentar a disponibilidade de água. “Os astronautas têm atualmente apenas um litro de água disponível nas sacolas de bebidas dos trajes“, comentou Sofia. Com a alta capacidade de purificação do novo protótipo, o acesso a água potável aumentaria de forma considerável.
O primeiro protótipo do traje de astronautas capaz de transformar urina em água potável foi um sucesso. Porém, os pesquisadores da Universidade de Cornell agora vão iniciar os testes em ambientes que simulam o espaço. Caso as pesquisas avancem, o trabalho dos cientistas deve chamar a atenção da NASA e empresas privadas, como a SpaceX.
Fonte: Veja
Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado
Confira as principais ofertas de Smartphones, TVs e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.