Créditos: Mundo Conectado

    Elon Musk anunciou em suas redes sociais que sua empresa SpaceX estaria doando mil terminais da Starlink para ajudar o momento de emergência no Rio Grande do Sul devido às incríveis enchentes. O magnata ainda disse que iria permitir o acesso gratuito para equipes na região afetada até que o Rio Grande do Sul se recupere.

    Para a defesa civil e outros órgãos de emergência com acesso à Starlink, essa é uma boa notícia. Afinal, a rede de satélites em baixa órbita consegue chegar em lugares que o sinal comum LTE não alcança.

    Publicidade.

    Nesse momento de crise nas áreas urbanas, a starlink também ajuda, porque em muitos lugares o sinal tradicional não está funcionando, seja pelo rompimento de fibra óptica, pela destruição de transmissores e até pela falta de energia.

    As operadoras Claro, TIM e Vivo também liberaram as redes de roaming e internet gratuita para os clientes no Rio Grande do Sul. Então mesmo que usuários dessas linhas estejam fora da área de cobertura da operadora, eles ainda terão acesso ao sinal e serviços gratuitamente.

    Antes mesmo do Elon Musk se manifestar, o CEO da Apple, Tim Cook, publicou em sua conta pessoal no “X” (antigo Twitter) uma mensagem de apoio ao Brasil dizendo que a Apple faria uma contribuição para o Rio Grande do Sul, mas ele não detalhou como serão as doações ou quando elas vão acontecer.

    Outras empresas ajudando são o Google e a Nasa, um pouco mais na parte informativa e operacional, já que ambos estão disponibilizando mapas de alerta e imagens em tempo real dos locais afetados. Isso é importante porque ajuda muito as equipes de resgate e medidas podem ser tomadas em tempo real com redução riscos.

    As imagens de satélite publicadas pela NASA mostram a dimensão da tragédia, mostrando o antes e depois. O “Portal de Mapeamento de Desastres” é usado por especialistas para analisar esses fenômenos.

    Já o Google está atualizando os mapas com alertas de inundações em tempo real, contatos e sites para pedir ajuda, como o contato da Defesa Civil e outros órgãos, e também elencando as últimas notícias sobre as enchentes.

    Para acessar essa página, basta digitar “Mapa das enchentes no RS” na ferramenta de busca.

    Share.