SSDs
    Créditos: Reprodução

    A TrendForce divulgou uma nova pesquisa de mercado, revelando que os fabricantes de SSDs aplicarão um acréscimo de até 50% nos seus preços com o objetivo de recuperar a lucratividade no início de 2024. O aumento poderá ser visto nas NAND Flash produzidas por empresas como a Samsung, Kioxia, Micron e SK Hynix.

    Segundo a página, o acréscimo será agressivo. “As principais fabricantes domésticas da indústria de NAND Flash indicam que as grandes corporações, movidas pelo objetivo de lucrar, conitnuarão a aumentar os valores de forma agressiva. É esperado que os preços precisem subir acima dos 40% novamente para que possam atingir o ponto de equilíbrio”.

    Publicidade.
    Divulgação/Samsung

    Vale lembrar que a Samsung chegou a reduzir a sua produção de SSDs em até 50% desde o mês de setembro de 2023 – tentando reverter a queda de 95% dos lucros que vinham do mercado de 3D NAND e DRAM. O movimento de aumentar os valores deve servir para retomar os valores que não arrecadaram, seguida pelas demais.

    Esta ação pode soar extrema, mas deve ser levado em consideração que vivenciamos o ponto mais baixo da indústria de NAND Flash e o aumento de até 50% é uma tentativa de voltarem a trazer os níveis de produção como estavam no passado.

    Ou seja, caso esteja vendo alguma memória que tanto desejava com o preço “comum”, é o momento certo para você investir antes de ver um aumento ainda mais expressivo. Neste e nos próximos meses é possível que veremos algumas delas pelo dobro do valor que era encontrado em 2022 – o que não será positivo para a sua carteira.

    SamsungSamsung
    Divulgação/Samsung

    A Samsung manteve a liderança do mercado de SSDs NAND Flash no último trimestre, representando 32,3% de toda a fatia. Em segundo colocado está a SK Group (qual pertencem a SK Hynix e a Solidigm) com 18,6%. A Western Digital (que engloba a Sandisk também) segue em terceiro com 16,9%.

    A Kioxia e a Micron seguem na lanterna das grandes fabricantes, estando na quarta e quinta colocação respectivamente. Enquanto a Kioxia leva 14,5% do mercado de memórias, a Micron registrou um prejuízo de $2,3 bilhões e registrou 12,5% de participação.

    Em 2024 devemos ver uma corrida para recuperarem os lucros que foram perdidos com SSDs e manterem uma competitividade que represente resultados melhores no fechamento do próximo período fiscal. Resta aguardar para ver se o público vai aderir aos novos preços ou se teremos mais quedas no volume de vendas.

    Fonte: Tweak Town

    Share.