A Samsung Foundry poderá anunciar seus planos para a produção de chips de 1nm no próximo mês durante o evento SAFE Forum nos Estados Unidos. De acordo com a mídia taiwanesa, a empresa sul-coreana também deve revelar parte da programação de produção em massa para chips de 2nm durante o evento.
Leia mais
O SAFE Forum ocorrerá em Silicon Valley, EUA, nos dias 12 e 13 de junho. Durante o evento, espera-se que a empresa divulgue suas intenções de antecipar a produção de chips de 1nm e 2nm. Inicialmente, os chips de 1nm estavam planejados para entrar em produção em 2027, mas a empresa parece ter decidido adiantar esses planos para 2026.
A Samsung vem tentando liderar a produção de semicondutores, competindo com sua rival TSMC. No entanto, os planos da empresa enfrentaram obstáculos devido a problemas de calor e eficiência em seus chips de 4nm e 5nm, o que levou a Qualcomm a mudar para a TSMC para a maioria de seus chips para smartphones.
Com o processo de 3nm, que utiliza a arquitetura de transistores Gate All Around (GAA), a Samsung esperava resolver os problemas de calor e eficiência. A produção em massa de chips de 3nm começou em junho de 2022, mas a empresa não conseguiu atrair grandes clientes devido a problemas de rendimento.
Esse tal rendimento refere-se à porcentagem de chips utilizáveis que passaram nos testes de qualidade em comparação com todos os chips produzidos.
O Exynos W1000 da Samsung é esperado para ser o primeiro chip móvel produzido usando o processo de 3nm da Samsung Foundry. Ele provavelmente será utilizado na série Galaxy Watch 7, que será anunciada em julho de 2024. O Exynos 2500 pode ser o segundo chip de 3nm da Samsung e deve estrear no Galaxy S25, que será lançado no início de 2025.
Fonte: SamMobile