O recurso de extração de texto de imagem do Microsoft Phone Link começou a ser liberado, nos sistemas Windows 11 e Windows 10. A novidade permite ao usuário utilizar celulares Android e extrair texto de fotos, através da galeria de imagens do dispositivo.
O Microsoft Phone Link é o antigo Your Phone e permite a conexão de smartphones com o Windows. Com o nome de Scan Text, o novo recurso utiliza tecnologia OCR (Optical Character Recognition) e já está disponível para quem possuir a versão 1.24052.124.0 do aplicativo.
Agora, o aplicativo Phone Link possui a opção Text (Texto em português). Basta clicar na opção e acessar a galeria de imagens, selecionar a foto e realizar a extração do texto – como você pode ver nas imagens acima, divulgadas pelo portal Windowslatest.
Infelizmente, o recurso Scan Text do Phone Link parece funcionar de forma correta somente com o inglês. Textos em outras línguas, como português e espanhol, não são extraídos de forma 100% correta. Durante atualizações futuras, a Microsoft deve aprimorar o funcionamento do recurso e aprimorar a extração de texto de imagens em diferentes idiomas.
Além do recurso de extração de texto de imagem, o Microsoft Phone Link também recebeu, recentemente, ferramenta que transforma celular Android em Webcam. A novidade está disponível para todos os usuários no Windows 10 e Windows 11.
Recurso do Microsoft Phone Link funciona melhor durante a extração de textos em inglês. Em outros idiomas, a ferramenta de escanear texto da MS apresenta dificuldade em identificar o texto
As atualizações do Microsoft Phone Link fazem parte dos esforços da companhia em adicionar novidades nas suas ferramentas. Agora que dispositivos com Copilot+ começam a chegar no mercado, a Big Tech aumenta seus esforços em serviços de inteligência artificial.
Porém, nem todos os recursos de IA da Microsoft tiveram boa recepção. A companhia adiou recurso Recall por tempo indeterminado, após a ferramenta receber diversas críticas dos usuários. Em um esforço de manter a competição com outras empresas, como o Google, recursos de IA se tornaram o principal foco.
Fonte: GSMarena