Créditos: Scania/Divulgação

    A Scania vai lançar o ônibus 100% elétrico K 230E B4x2LB em setembro de 2025. O novo modelo faz parte de um pacote de investimentos no mercado brasileiro, sendo completamente fabricado em território nacional.

    O comunicado, sobre o lançamento do ônibus elétrico da Scania, aconteceu após o encontro com Geraldo Alckmin, Ministro da Indústria e vice-presidente. O CEO da operação industrial da Scania, Christopher Podgorski, celebrou os investimentos e afirma que os recursos serão direcionados à produção do ônibus zero emissor de poluentes.

    Publicidade.

    Graças a nossa estratégia de Sistema de Produção Global e ainda o exclusivo Sistema Modular Scania conseguimos incorporar novas tecnologias às plataformas de produto recém introduzidas, como agora estamos fazendo com a plataforma para Chassis para Ônibus Elétricos“, comentou Christopher.

    De acordo com informações da Scania, cerca de R$ 60 milhões serão utilizados na adequação da planta da empresa em São Bernardo do Campo (SP). O ônibus elétrico K 230E B4x2LB terá as mesmas especificações do modelo polonês, mostrando a força da indústria nacional.

    O segmento de veículos elétricos cresce no Brasil e até o Uber planeja lançamento de categoria de carros elétricos. Inclusive, o cenário de crescimento é propício e empresas multinacionais investem na construção de fábricas em território nacional.

    Graças a nossa estratégia de Sistema de Produção Global e ainda o exclusivo Sistema Modular Scania conseguimos incorporar novas tecnologias às plataformas de produto recém introduzidas, como agora estamos fazendo com a plataforma para Chassis para Ônibus Elétricos

    Christopher Podgorski – CEO da operação industrial da Scania

    ônibus elétrico da Scaniaônibus elétrico da Scania
    CRÉDITOS: Scania

    O ônibus elétrico K 230E B4x2LB é um modelo de 4 metros x 12 metros e capacidade de 80 passageiros. Segundo a Scania, o veículo possui 5 baterias NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto) e capacidade de 104 kWh. As baterias serão importadas da Suécia, com fabricação da empresa Northvolt, parceira da Scania. O modelo de bateria oferece autonomia de 250 km a 300 km.

    Além disso, o sistema de recarga do ônibus elétrico é de 120 kW, levando cerca de 2h50 para recarregar 100% da bateria. Após a conclusão da adaptação da fábrica em São Bernardo do Campo (SP), a Scania vai iniciar imediatamente a produção dos modelos no Brasil. A previsão é entregar 50 unidades no primeiro ano, com entrega a partir de setembro de 2025.

    Fonte: Scania

    Share.