Créditos: Reprodução/Techspot

    O Winamp, conhecido reprodutor de mídia multimídia, anunciou uma transformação significativa em sua trajetória ao se tornar um programa open source a partir de 24 de setembro de 2024. A novidade foi divulgada através do site oficial do aplicativo, que também adiantou o lançamento de um novo app mobile ainda este ano.

    Leia mais

    Publicidade.

    A iniciativa tem como objetivo envolver toda comunidade de usuários do Winamp no desenvolvimento do software, que hoje ocupa um espaço a mais do que ser um mero player de música. Segundo Alexandre Saboundjian, CEO do Winamp, a medida beneficia milhões de usuários globalmente, com um foco especial em dispositivos móveis.

    O executivo ainda destacou que o desenvolvimento de um novo player mobile está previsto para o início de julho. Dessa forma, isso marcaria o início de uma nova fase do Winamp como uma plataforma aberta, embora a empresa permaneça como proprietária do software.

    Foto: Reprodução/YouTube

    “Esta é uma decisão que irá encantar milhões de utilizadores em todo o mundo. Nosso foco estará em novos players móveis e outras plataformas. Estaremos lançando um novo player móvel no início de julho. Ainda assim, não queremos esquecer as dezenas de milhões de usuários que usam o software no Windows e se beneficiarão da experiência”, disse.

    Ela decidirá quais inovações sugeridas pela comunidade serão incorporadas à versão oficial do programa. Esta estrutura permite, no entanto, que os usuários também possam desenvolver suas próprias versões do Winamp, seguindo a prática de outros projetos open source como Linux e Android.

    O Winamp foi lançado em 1997 pela Nullsoft e não demorou para se destacar graças à possibilidade de mudar o visual da interface. Depois de um período sem novidades, foi adquirido pela Radionomy, agora conhecida como Llama Group.

    Fonte: Winamp

    Share.