Créditos: Microsoft/Copilot

    Pesquisadores brasileiros estão de olho em técnicas de crescimento de plantas para realizar o cultivo fora da Terra, em locais como Lua e Marte. Dentre eles, temos cerca de 40 pesquisadores de 13 instituições, incluindo a astrobióloga Rebeca Gonçalves, liderando projeto na Universidade de Wageningen, nos países baixos.

    Atualmente, o projeto ganhou impulso após a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) assinarem um acordo para impulsionar o crescimento de plantas no espaço. De acordo com informações, os pesquisadores brasileiros vão contribuir com a missão Artemis da NASA.

    Publicidade.
    pesquisadores brasileiros plantas martepesquisadores brasileiros plantas marte
    CRÉDITOS: Microsofto/Copilot

    Os pesquisadores brasileiros tentam encontrar soluções para o desafio da produção de alimentos, através de diferentes técnicas da ciência. Caso seja possível cultivar alimentos na Lua e em Marte, viver no Planeta Vermelho talvez torne-se realidade no futuro.

    Um dos projetos mais interessantes é o da pesquisadora brasileira Rebeca Gonçalves, que utiliza técnicas de cultivo da civilização Maia de consorciação.

    Pesquisadores brasileiros criar plantas fora da TerraPesquisadores brasileiros criar plantas fora da Terra
    CRÉDITOS: Rebeca Gonçalves/Arquivo Pessoal

    A astrobióloga Rebeca Gonçalves estuda a técnica de consorciação maia em simulação de solo marciano. Atualmente o projeto visa o crescimento de tomates-cereja, ervilhas e cenouras. De acordo com os pesquisadores, os resultados do projeto são promissores e as plantas se desenvolvem bem nos três solos do estudo: terrestre comum, areia comum e solo de Marte simulado.

    Além disso, a engenheira agrônoma Alessandra Fávero, da EMBRAPA, afirma que pesquisadores brasileiros possuem forte expertise quando o assunto é plantação agrícola. “O Brasil é reconhecido internacionalmente pela pesquisa agrícola“, comenta a pesquisadora.

    Enquanto a NASA está de olho na construção de uma ferrovia na Lua até 2030, o Brasil investe em pesquisa agrícola para auxiliar no cultivo de plantas no espaço. Pesquisadores brasileiros de diferentes instituições nacionais e internacionais realizam um esforço coletivo em prol da ciência.

    Quem sabe no futuro veremos tomates, ervilhas, cenouras e outros legumes/frutas crescendo de forma saudável na Lua ou até mesmo em Marte. Pode parecer algo de um futuro distante, mas talvez aconteça em breve. Você teria coragem de comer alguma planta cultivada fora do planeta Terra? É de se imaginar qual será o gosto.

    Fonte: Folha

    Share.