De acordo com a pesquisadora Anne Cordier, especialista em ciências da informação e comunicação, a nova geração de jovens não tem o domínio básico das funções do computador. Segundo ela, muitos não sabem sequer copiar e colar ou realizar tarefas simples como abrir o word.
Em publicação no portal francês La Depeche, Anne Cordier destaca que a nova geração não possui os conhecimentos básicos de informática. Pelo contrário, eles apenas sabem mexer no celular “em situações bem específicas“.
A publicação do portal francês destaca que a pouca habilidade no computador nos jovens não apresenta diferença entre ensino público e privado. Ou seja, a nova geração no geral não consegue utilizar computadores, notebooks e laptops de forma eficiente.
Além disso, a professora de literatura e também pesquisadora, Cécile Cathelin, aponta o confinamento social da pandemia como fator agravante da situação. Durante o período de isolamento, os professores começaram a perceber a dificuldade da Nova Geração, pessoas entre 7 a 12 anos, em utilizar o computador.
Segundo eles, os jovens tiveram dificuldades em utilizar ferramentas como Word, Excel e a executar comandos como Ctrl + C e Ctrl + V. No geral, o senso comum aponta pessoas jovens como indivíduos capazes de lidar com a tecnologia. No entanto, publicações como a do portal francês La Depeche apontam o contrário.
Com o aumento do uso do celular para tudo, maior automatização de recursos, avanço de tecnologias como ChatGPT, a nova geração aprende cada vez menos sobre como utilizar o computador.
Apesar da pesquisa não abordar nosso país, os brasileiros utilizam bastante recursos de tecnologia, como computadores e smartphones. Inclusive, o Brasil é um dos países com maior número de viciados em celulares.
Dessa forma, podemos imaginar que em território nacional nossos jovens também podem estar com cada vez mais dificuldade em utilizar o computador. No futuro, isso pode causar problemas de aprendizado e inserção no mercado de trabalho.
Fonte: IGN