A Netflix e a Agência de Desenvolvimento do Turismo da França (Atout France) anunciaram uma parceria para estimular viagens ao país. A ideia é atrair fãs de séries originais da plataforma de streaming que se passam ou têm cenas gravadas em regiões francesas.
O primeiro passo dessa aliança é o Voyage en France, um site que funciona como guia de turismo e de sugestões de passeios. Você pode acessar a página, que só funciona em inglês, por meio deste link.
Séries como Berlim (que é um spin-off do sucesso La Casa de Papel), Emily em Paris e Lupin, por exemplo, são algumas das produções com ambientação no país.
A página indica pequenas cidades, construções históricas, lojas, restaurantes, pontos turísticos e até edifícios que aparecem em algum episódio.
Cada local sugerido inclui informações resumidas sobre onde ele aparece em qual série — até com fotos e vídeos para você relembrar os momentos — e também um guia de passos para otimizar o passeio. No site, os locais contam com um QR Code com o endereço e informações adicionais de cada ponto.
A ambientação em locais até então pouco visados por turistas também é visto como uma oportunidade pelo governo da França. A série Toda Luz que Não Podemos Ver, por exemplo, ajudou a popularizar a pequena cidade de Villefranche-de-Rouergue, que arrecadou uma boa verba com visitantes.
Locais como que já estão muito conhecidos ou então até superlotados por fãs da plataforma de streaming foram deixados de lado de propósito na seleção. A ideia é apresentar novas regiões e incentivar a visita a esses pontos alternativos, porém igualmente importantes.
Além disso, parte da população da capital francesa está descontente com a presença “exagerada” de turistas em locais de Emily em Paris. O público fã da série estaria irritando os moradores locais ao romantizarem estabelecimentos de uso comum na cidade e superlotando pontos como uma confeitaria local que aparece na produção.
Fontes: Voyage en France, Le Monde