Créditos: Ethan Schulte/Divulgação

    A NASA aprovou um projeto ousado e quer construir ferrovia na Lua até o ano de 2040. A Agência Espacial Americana aprovou diferentes ideias do programa Niac (Conceitos Inovadores Avançados). Por enquanto, seis propostas foram escolhidas e cada uma receberá o equivalente a R$ 3 milhões para continuar o desenvolvimento.

    Atualmente, a mais interessante delas é o projeto da NASA que busca construir ferrovia na Lua até o ano de 2030. Ainda em fase experimental, os pesquisadores vão testar a viabilidade do Float (Levitação Flexível em Pista), durante os próximos dois anos.

    Publicidade.
    NASA ferrovia na Lua FLOATNASA ferrovia na Lua FLOAT
    CRÉDITOS: Ehan Schaler/NASA

    O projeto é de Ethan Schaler, engenheiro do laboratório de Propulsão a Jato da NASA. A ideia é a construção de um trilho, capaz de permitir a flutuação de robôs magnéticos. Dessa forma, a NASA construiria uma ferrovia na Lua com gravidade zero, facilitando o transporte de minerais.

    Levando em consideração as condições do satélite natural, não é tão simples construir uma malha de transporte. O projeto da NASA na Lua facilitaria a exploração da região, mas ele necessitária de tecnologia própria e avançada.

    De acordo com o projeto de Ethan Schaler, as máquinas utilizariam um “trilho” de três camadas. A primeira com grafite para magnetizar e permitir a flutuação; a segunda com impulso magnético, permitindo o transporte; e a terceira com painéis solares, capaz de manter o sistema ativo.

    Ferrovia na Lua da NASAFerrovia na Lua da NASA
    CRÉDITOS: Ethan Schaler/NASA

    Além disso, o projeto de Ethan prevê uma ferrovia na Lua com “malha enrolável” ao invés de pistas fixas. Segundo ele, será possível enrolar as pistas, facilitando seu transporte para outros locais.

    A ideia é bem interessante, mas é importante ressaltar que ela está em fase inicial de desenvolvimento. Apesar de receber o financiamento de R$ 3 milhões, caso Ethan não desenvolva um protótipo viável, a NASA pode desistir da ferrovia na Lua.

    Recentemente, a NASA aumentou seus esforços na exploração no espaço. Principalmente após a China fazer o mesmo e revelar a intenção da criação de uma estação na Lua, pois também está de olho em explorar o satélite natural.

    Do lado americano, a NASA adiou missão que traria amostras de Marte, para o ano de 2024. Além disso, a missão Artemis também passam por problemas. Dessa forma, projetos inovadores como a ferrovia na Lua são ousados, porém importantes para a Agência Espacial Americana. Será interessante acompanhar e ver se algum dia ele se tornará realidade.

    Fonte: CNN, Terra

    Share.