Créditos: Reprodução/ Twitter (X)

    Um meteoro cruzou os céus de Portugal e Espanha no último sábado (18), proporcionando um espetáculo noturno que encantou observadores e intrigou cientistas. O clarão verde-azulado, resultado da composição química da rocha espacial rica em magnésio, foi registrado em vídeos e fotos que rapidamente viralizaram nas redes sociais.

    A bola de fogo, visível pouco antes da meia-noite, iluminou diversas regiões de Portugal, como Porto, Algarve e Miranda do Douro, além de outras partes da Península Ibérica. O fenômeno, que transformou a noite em dia por um instante, despertou a curiosidade de internautas e especialistas.

    Publicidade.

    Confira os vídeos:

    A Agência Espacial Europeia (ESA) confirmou que o meteoro era um fragmento de um cometa que viajava a cerca de 160 mil quilômetros por hora, 65 vezes mais rápido que a velocidade máxima de um caça F-16. A ESA estima que o meteoro tenha se desintegrado sobre o Oceano Atlântico, a uma altitude de aproximadamente 60 quilômetros.

    Meteoros, popularmente conhecidos como estrelas cadentes, são pedaços de material que se desprendem de corpos celestes maiores, como asteroides, cometas e até planetas. O atrito com a atmosfera terrestre durante a entrada faz com que esses fragmentos brilhem intensamente, criando um rastro luminoso.

    NASA quer construir ferrovia na Lua até 2030

    A cor do meteoro é um indicativo de sua composição química. O verde-azulado observado neste caso sugere a presença de magnésio. Outras cores comuns incluem laranja-amarelado (sódio), amarelo (ferro), violeta (cálcio) e vermelho (nitrogênio e oxigênio atmosféricos).

    O evento em Portugal e Espanha é um lembrete da beleza e do mistério do universo, e da importância da observação e estudo dos fenômenos celestes para a compreensão do nosso lugar no cosmos.

    Via: g1

    Share.